Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77478

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.contributor.authorMoreira, Maria Alfredopor
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunespor
dc.contributor.authorSoares, Sara Medeirospor
dc.contributor.authorHattum-Janssen, Natascha vanpor
dc.contributor.authorVisser-Wijnveen, Gerda J.por
dc.date.accessioned2022-05-06T10:03:58Z-
dc.date.available2022-05-06T10:03:58Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationAlmeida, L. S. et al. (2021). Teachers’ Motivation for Teaching in Higher Education: Portuguese validation of a questionnaire. Paidéia (Ribeirão Preto), 31,1-11por
dc.identifier.issn0103-863Xpor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77478-
dc.description.abstractMotivation for teaching is key in the establishment and further development of high-quality higher education, as it affects teachers’ investment in quality learning experiences for their students, as well as institutional efficacy and well-being. This study aimed to validate a questionnaire, originally developed in Belgium, designed to evaluate three dimensions (self-efficacy, interest, and effort) of intrinsic motivation for teaching for a different national population. The sample consisted of 616 academics working in public higher education institutions in Portugal. Confirmatory factor analysis was conducted and internal consistency of items analyzed. The results show that the original dimensionality of the construct is confirmed in the Portuguese teachers’ sample. Motivation for teaching in the Portuguese context is primarily explained by the following factors: personal efficacy, interest in the task, and effort placed on teaching responsibilities. A difference was found in that personal efficacy could not be divided in context and general personal efficacy.por
dc.description.abstractA motivação para ensinar é fundamental para o desenvolvimento de ensino superior de qualidade, pois determina o investimento dos professores em experiências de aprendizagem de qualidade para os seus estudantes, bem como a eficácia e bem-estar institucionais. O estudo teve por objetivo a validação de um questionário, originalmente desenvolvido na Bélgica, destinado a avaliar três dimensões (autoeficácia, interesse e esforço) sobre motivação intrínseca para ensinar, para uma população nacional distinta. A amostra é composta por 616 acadêmicos que trabalham em instituições públicas de ensino superior em Portugal. Realizou-se a análise fatorial confirmatória e analisou-se a consistência interna dos itens para cada uma das dimensões avaliadas. Os resultados mostram que a dimensionalidade original do constructo é confirmada na amostra portuguesa, sendo a motivação para o ensino explicada principalmente pelos seguintes fatores: eficácia pessoal, interesse pelo trabalho e esforço nas responsabilidades de ensino. Não foram encontradas diferenças entre eficácia pessoal geral e eficácia pessoal contextual.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIntrinsic motivationpor
dc.subjectTeacherspor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectMotivação intrínsecapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.titleTeachers’ motivation for teaching in higher education: Portuguese validation of a questionnairepor
dc.title.alternativeMotivação dos professores para o ensino na educação superior: Validação Portuguesa de um questionáriopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationVolume31por
dc.identifier.doi10.1590/1982-4327e3104por
sdum.journalPaidéiapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1982-4327-paideia-31-e3104.pdf329 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID