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TítuloEstratégias de dissuasão de entrada no mercado do medicamento
Outro(s) título(s)Entry deterrence strategies in the pharmaceutical market
Autor(es)Monteiro, Carolina Maria Gonçalves
Orientador(es)Veiga, Paula
Palavras-chaveITS
Medicamento de marca
Medicamento genérico
Preço
Quota de mercado
Brand-name drug
Generic drug
Market share
Price
Data2021
Resumo(s)O desenvolvimento e a competitividade na indústria farmacêutica têm captado o interesse da literatura dada a sua importância para a economia e para a saúde. Do ponto de vista da Economia Industrial, a concorrência potencial que surge com a extinção da patente e a entrada de produtores de genéricos tem motivado vários autores a identificar as diferentes estratégias de dissuasão utilizadas pelas empresas de medicamentos de marca para garantirem e/ou manterem a sua posição no mercado. De entre elas, destacamos as estratégias de preço. O objetivo deste estudo é perceber qual é a estratégia de preços das empresas de medicamentos de marca quando se aproxima o fim da proteção de mercado, e também, como é que a diferença de preços praticados entre as empresas de medicamentos de marca e genéricos influencia a quota de mercado do medicamento de marca. Para a análise destas variáveis no mercado português, foi implementado um modelo contrafactual o “Interrupted time series” (ITS) para estimar o efeito da entrada do genérico no preço dos medicamentos de marca, através de relações de causalidade/inferência causal. A quota de mercado foi analisada com base no Método dos Mínimos Quadrados (OLS). Os resultados obtidos revelam uma tendência decrescente no preço dos medicamentos de marca face à ameaça de entrada de um concorrente genérico. Esta tendência decrescente prolonga-se pelo horizonte temporal predefinido. Relativamente à quota de mercado, verifica-se efetivamente uma transferência de mercado para o medicamento genérico, contudo, contrariamente ao esperado não podemos generalizar os resultados obtidos uma vez que a amostra não é representativa, resume-se apenas a 8 DCIs.
The development and competitiveness in the pharmaceutical industry have attracted the interest of the literature given its importance for the economy and for health. In the Industrial Economics perspective, the potential competition that arises with patent expiration and generic entry have motivated several authors to identify the different deterrence strategies used by brand-name drug companies to secure and/or maintain their market position. Among them, we focus on pricing strategies. The purpose of this study is to understand the pricing strategy of brand-name drug companies prior patent expiration, and, how the price differences between the brand-name drug and its generic version influences the market share of the brand-name company. We implemented a contrafactual model “Interrupted time series” (ITS) to estimate the effect of generic entry on the price of brand-name drugs, through causal inference. Market share was analyzed by using the Ordinary Least Squares Method (OLS). The results show a downward trend in the price of brand-name drugs when they faced the threat of entry of a generic competitor. This downward trend extends over time. Regarding market share, there is indeed a market power transference to the generic drug. However, we cannot generalize the results obtained since the sample is not representative, it is limited to only 8 DCI.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação do mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77574
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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