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dc.contributor.advisorClain, Stéphanepor
dc.contributor.advisorMachado, Gaspar J.por
dc.contributor.authorLopes, Adriana Loureiro Vilas Boaspor
dc.date.accessioned2022-05-31T07:43:20Z-
dc.date.available2022-05-31T07:43:20Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78079-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Matemática e Computaçãopor
dc.description.abstractAs empresas querem obter informações sobre os seus clientes através das suas bases de dados que sejam vantajosas para o negócio. Um processo de o fazer é recorrer a técnicas de inteligência artificial. Neste trabalho o foco é a utilização de técnica de clustering, um método de aprendizagem automática não supervisionado, e a sua aplicação a uma base de dados específica, passando primeiro por bases de dados criadas artificialmente. Foram propostas diversas métricas adequadas ao contexto da empresa de café Pact Coffee inicialmente avaliadas em bases de dados sintéticas simples, aplicando-se o clustering hierárquico. Inseriu-se a questão temporal, ou seja, em vez de se aplicar o clustering para a base de dados inteira, primeiro dividiu-se esta por faixas de tempo e só depois se aplicou o clustering para cada uma. Depois criou-se uma continuidade entre as faixas, e identificaram-se trajetórias e clientes ao longo do tempo. Os dados sintéticos começaram então a obter resultados favoráveis e por isso aplicouse o mesmo método aos dados reais da empresa Pact Coffee.por
dc.description.abstractCompanies want to obtain information about their customers through their databases that are beneficial to the business. One solution is to use artificial intelligence, which is what I intend to do. In this work the focus is on the use of clustering techniques, an unsupervised machine learning method, and its application to a specific database, passing first through artificially created databases. Several metrics were proposed, appropriate to the context of the coffee company Pact Coffee, which were evaluated using simple synthetic databases, applying hierarchical clustering. The time issue was inserted, that is, instead of applying the clustering to the entire database, it was first divided into time bands and only then was clustering applied to each one. Then there was a continuity between the bands, and trajectories and customers were identified over time. The synthetic data then began to obtain favorable results and therefore the same method was applied to the real data of the company Pact Coffee.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAprendizagem automáticapor
dc.subjectMétricaspor
dc.subjectClustering hierárquicopor
dc.subjectCluster dinâmicopor
dc.subjectStreaming datapor
dc.subjectMachine learningpor
dc.subjectMetricspor
dc.subjectHierarchical clusteringpor
dc.subjectDinamic clusterpor
dc.titleClassificação de clientes com aprendizagem automáticapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202990370por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Ciênciaspor
dc.subject.fosCiências Naturais::Matemáticaspor
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