Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78092

TítuloO jogo na sala de aula: um recurso motivador para a aprendizagem do Inglês no 1º CEB
Outro(s) título(s)Playing games in the classroom: a motivating resource for learning in the 1st Cycle of Basic Education
Autor(es)Abreu, Filipa Lemos Enes de
Orientador(es)Moreira, Maria Alfredo
Palavras-chaveInglês 1.º CEB
Jogo
Motivação
Games
Motivation
Primary education
Data30-Set-2021
Resumo(s)O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado incide no projeto de investigação e intervenção pedagógica desenvolvido com um grupo de crianças do 3.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do jogo, como principal estratégia didática no processo de ensino e aprendizagem, enquanto promotor da motivação na aprendizagem do Inglês. Este projeto foi desenvolvido numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e os seus objetivos foram os seguintes: 1. identificar preferências e atitudes das crianças face aos jogos; 2. fomentar a motivação das crianças para a aprendizagem do Inglês através dos jogos; 3. desenvolver atividades didáticas com recurso aos jogos; 4. desenvolver competências de autorregulação da aprendizagem da língua e 5. avaliar o impacto do projeto na aprendizagem das crianças. Neste sentido, a abordagem metodológica adotada foi de investigação-ação de natureza qualitativa. Para a recolha de dados recorreu-se às observações de aulas e registos reflexivos, questionários de opinião e de autorregulação às crianças, diferentes atividades didáticas com recurso aos jogos (9 jogos no total) e conversas informais com as crianças. Da análise dos resultados, foi possível constatar que os alunos viram nos jogos uma maneira mais motivadora e divertida de aprender Inglês, potenciadora de uma aprendizagem de sucesso neste nível de ensino.
This supervised pedagogical report presents the research project and pedagogical intervention developed with a group of children of the 3rd year of schooling, of the 1st Cycle of Basic Education. The main objective of this work was to evaluate the influence of playing games, as the main didactic strategy in the teaching and learning process, as a promoter of motivation for learning English. The project was developed in a 3rd grade class in a primary school and its objectives were: 1. to identify children's preferences and attitudes towards games; 2. foster children's motivation for learning English through games; 3. to develop didactic activities with games; 4. develop self-regulation skills in language learning and 5. evaluate the impact of the project on children's learning. In this sense, the methodological approach adopted was qualitative action research. In order to collect data, I used reflective classes and records, opinion and self-regulation questionnaires for children, different didactic activities using games (9 games in total), and informal conversations with children. From the analysis of the results, it was possible to conclude that the students saw playing games a more motivating and fun way to learn English, which is a source of successful learning at this level of education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78092
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Filipa Lemos Enes de Abreu.pdf3,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID