Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78092
Título: | O jogo na sala de aula: um recurso motivador para a aprendizagem do Inglês no 1º CEB |
Outro(s) título(s): | Playing games in the classroom: a motivating resource for learning in the 1st Cycle of Basic Education |
Autor(es): | Abreu, Filipa Lemos Enes de |
Orientador(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | Inglês 1.º CEB Jogo Motivação Games Motivation Primary education |
Data: | 30-Set-2021 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado incide no projeto de investigação e
intervenção pedagógica desenvolvido com um grupo de crianças do 3.º ano de escolaridade, do 1.º
Ciclo do Ensino Básico.
O principal objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do jogo, como principal estratégia
didática no processo de ensino e aprendizagem, enquanto promotor da motivação na aprendizagem do
Inglês. Este projeto foi desenvolvido numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e os seus
objetivos foram os seguintes: 1. identificar preferências e atitudes das crianças face aos jogos; 2.
fomentar a motivação das crianças para a aprendizagem do Inglês através dos jogos; 3. desenvolver
atividades didáticas com recurso aos jogos; 4. desenvolver competências de autorregulação da
aprendizagem da língua e 5. avaliar o impacto do projeto na aprendizagem das crianças.
Neste sentido, a abordagem metodológica adotada foi de investigação-ação de natureza
qualitativa. Para a recolha de dados recorreu-se às observações de aulas e registos reflexivos,
questionários de opinião e de autorregulação às crianças, diferentes atividades didáticas com recurso
aos jogos (9 jogos no total) e conversas informais com as crianças.
Da análise dos resultados, foi possível constatar que os alunos viram nos jogos uma maneira
mais motivadora e divertida de aprender Inglês, potenciadora de uma aprendizagem de sucesso neste
nível de ensino. This supervised pedagogical report presents the research project and pedagogical intervention developed with a group of children of the 3rd year of schooling, of the 1st Cycle of Basic Education. The main objective of this work was to evaluate the influence of playing games, as the main didactic strategy in the teaching and learning process, as a promoter of motivation for learning English. The project was developed in a 3rd grade class in a primary school and its objectives were: 1. to identify children's preferences and attitudes towards games; 2. foster children's motivation for learning English through games; 3. to develop didactic activities with games; 4. develop self-regulation skills in language learning and 5. evaluate the impact of the project on children's learning. In this sense, the methodological approach adopted was qualitative action research. In order to collect data, I used reflective classes and records, opinion and self-regulation questionnaires for children, different didactic activities using games (9 games in total), and informal conversations with children. From the analysis of the results, it was possible to conclude that the students saw playing games a more motivating and fun way to learn English, which is a source of successful learning at this level of education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78092 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Filipa Lemos Enes de Abreu.pdf | 3,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons