Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78110

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPipa, Luís Filipe Barbosa Loureiropor
dc.contributor.authorPereira, Flávio Joaquim Oliveirapor
dc.date.accessioned2022-05-31T11:23:22Z-
dc.date.available2022-05-31T11:23:22Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78110-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. A intervenção foi efetuada em alunos de trompete do 2º, 3º Ciclo e Secundário do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, e apresenta resultados de um projeto que teve como principal finalidade o desenvolvimento do staccato e a aplicação de exercícios de duas versões do método Arban: A versão original e a versão de Pierre Dutot/André Henry. Numa primeira fase, foi explicado aos alunos como deviam executar o staccato de modo a relembrar e sistematizar aspetos essenciais da sua execução. Em seguida, foi apresentado um aos alunos um esquema de estudo em torno dos 26 exercícios de staccato do método Arban. Nesse esquema de estudo foram utilizadas 5 técnicas de estudo: solfejo, vibração labial, vibração com bocal, trabalho de coluna de ar e entoação dos exercícios. Os alunos foram divididos em 2 grupos, cada grupo tinha um aluno de cada ciclo com a finalidade de poder comparar o impacto de cada uma das versões. Durante a intervenção, o estudo dos alunos foi monitorizado semanalmente através de um mapa que foi preenchido pelos alunos sempre que praticavam os exercícios; a sinceridade dos alunos neste processo foi essencial para obter resultados fidedignos. No final da intervenção foi entregue um questionário aos alunos de modo a compreender quais as sensações que tiveram com a implementação da intervenção. Em seguida, foram comparados os resultados dos alunos em vista da utilização das duas versões do método. A finalidade foi perceber se existiam diferenças e quais. Ao longo da intervenção foi visível a motivação por parte dos alunos quando praticavam os exercícios de staccato, que são uma componente fundamental no trabalho diário de um trompetista. Os resultados foram bastante positivos nos alunos intervencionados, havendo uma melhoria significativa na execução do staccato, e na aplicação deste trabalho de base no repertório.por
dc.description.abstractThe present report was written in the context of the Master in Music Teaching at the University of Minho. The intervention was applied on trumpet students of the 2nd, 3rd and Secondary Cycle of the Conservatory of Music Calouste Gulbenkian de Braga, and presents the results of a project whose main purpose was the development of staccato and the application of exercises using two versions of the Arban method: The original version and the Pierre Dutot/André Henry version. In a first phase, students were told how they should execute staccato in order to remember and systematize essential aspects of its execution. Then, students were presented with a study scheme of around 26 staccato exercises of the Arban method. In this study scheme, 5 study techniques were used: solfeggio, lip vibration, mouth vibration, air column work and intonation of the exercises. The students were divided into 2 groups, each group having one student from each cycle, in order to compare the impact of each version. During the intervention, the students' study was monitored weekly through a map that was filled in by the students whenever they practiced the exercises; the sincerity of the students in this process was essential to obtain reliable results. At the end of the intervention, a questionnaire was given to the students in order to understand what feelings they had with the implementation of the intervention. Then, the results of the students were compared in view of the use of the two versions of the method. The purpose was to see if there were any differences and which ones. Throughout the intervention, motivation was visible on the part of the students when they practiced the staccato exercises, which are a fundamental component in the daily work of a trumpeter. The results were very positive in the students who were involved, with a significant improvement in the execution of the staccato, and in the application of this fundamental practice in the repertoire.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectTrompetepor
dc.subjectStaccatopor
dc.subjectArbanpor
dc.subjectDutotpor
dc.subjectTeachingpor
dc.subjectTrumpetpor
dc.titleA importância do Staccato no ensino da trompete, com incidência em duas versões do Método de J. B. Arbanpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202993817por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade14 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Flávio+Pereira+Relatório+de+Estágio+-+PG23451.pdf5,04 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID