Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78248
Título: | O manual de formação musical como recurso didático para a leitura à primeira vista no ensino da guitarra clássica |
Outro(s) título(s): | The manual of music theory training as a didactic resource for sight-reading in classical guitar teaching |
Autor(es): | Fernandes, Joana Isabel Ribeirinho |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló |
Palavras-chave: | Ensino especializado de música Formação musical Guitarra clássica Interdisciplinaridade Leitura à primeira vista Classical guitar Interdisciplinarity Music theory training Sight-reading Specialized music education |
Data: | 27-Mai-2021 |
Resumo(s): | O presente Relatório de Estágio reflete todo o trabalho desenvolvido no Estágio Profissional,
componente do Mestrado em Ensino de Música do Instituto de Educação na Universidade do Minho.
Decorreu no ano letivo de 2019/20 no Conservatório Bomfim, na cidade de Braga, e abrangeu os grupos
de recrutamento M11 – Guitarra Clássica; e M32 – Conjunto Instrumental. O plano de intervenção
debruçou-se sobre o grupo M11, e cujo objetivo principal era investigar sobre o desenvolvimento da
Leitura à Primeira Vista em alunos do Ensino Básico de Música, na especialidade de guitarra clássica.
O referido trabalho de investigação insere-se no Ensino Especializado de Música e tem como
título: “O manual de Formação Musical como recurso didático para a leitura à primeira vista no ensino
da Guitarra Clássica”. O objetivo foi encontrar uma abordagem adequada da leitura à primeira vista nos
alunos do ensino básico, prática que, de acordo com a nossa experiência se verifica não ser muito
decorrente em aulas de guitarra. Neste sentido, procurou-se averiguar em primeiro lugar o nível de leitura
à primeira vista dos alunos, recorrendo para isso, a trechos musicais existentes no manual de Formação
Musical dos mesmos, promovendo simultaneamente uma interdisciplinaridade entre ambas as
disciplinas do currículo.
A investigação assentou no modelo de Investigação-Ação. Como instrumento de recolha de
dados, foi elaborada uma grelha de observação e avaliação das leituras. Também foram realizadas
captações audiovisuais e inquéritos por meio de questionário.
Do decorrer da intervenção verificou-se uma evolução positiva em todos os alunos. Os exercícios
permitiram desenvolver competências do domínio rítmico, melódico e do conhecimento físico-idiomático
do instrumento. Através dos resultados obtidos, foi possível verificar que este projeto contribuiu
positivamente para o desenvolvimento da leitura à primeira vista dos alunos intervenientes,
consciencializando-os para a pertinência do desenvolvimento desta componente. The present Professional Practice Report reflects all the work developed during the Professional Internship, part of the Master’s Degree in Music Teaching at the Institute of Education of the University of Minho. It took place in the school year of 2019/2020 at Conservatório Bomfim, located in the city of Braga, and included the recruitment groups M11 – Classical Guitar; and M32 – Instrumental Ensemble. The intervention plan focused on the M11 group, and its main aim was investigating the development of sight-reading in students of the 1st cycle of music training, in the specialty of Classical Guitar. This work takes place in the subsystem of Specialized Music Education and has the title: “The Music theory training as a didactic resource for sight-reading in Classical Guitar teaching”. The goal was finding a proper approach to sight-reading in basic education students, a practice that we think is not common in guitar lessons. We sought to, in the first place, ascertain the level of sight-reading of the students, using musical parts present in their Music theory training, simultaneously promoting interdisciplinarity between both subjects of the curriculum. The investigation made use of the action-research model. Observation and reading evaluation tables were used as data collection devices. Audiovisual recordings and questionnaires were also done. Positive evolution of all students was verified during the intervention. The exercises allowed them do develop competences of the rhythmic, melodic and guitar’s physic-idiomatic domains. Through the obtained the results, it was possible to verify that this project made a positive contribution to the development of sight-reading by the intervening students, making them develop awareness of the importance of the development of this skill. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78248 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Isabel Ribeirinho Fernandes.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons