Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78248

TítuloO manual de formação musical como recurso didático para a leitura à primeira vista no ensino da guitarra clássica
Outro(s) título(s)The manual of music theory training as a didactic resource for sight-reading in classical guitar teaching
Autor(es)Fernandes, Joana Isabel Ribeirinho
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveEnsino especializado de música
Formação musical
Guitarra clássica
Interdisciplinaridade
Leitura à primeira vista
Classical guitar
Interdisciplinarity
Music theory training
Sight-reading
Specialized music education
Data27-Mai-2021
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio reflete todo o trabalho desenvolvido no Estágio Profissional, componente do Mestrado em Ensino de Música do Instituto de Educação na Universidade do Minho. Decorreu no ano letivo de 2019/20 no Conservatório Bomfim, na cidade de Braga, e abrangeu os grupos de recrutamento M11 – Guitarra Clássica; e M32 – Conjunto Instrumental. O plano de intervenção debruçou-se sobre o grupo M11, e cujo objetivo principal era investigar sobre o desenvolvimento da Leitura à Primeira Vista em alunos do Ensino Básico de Música, na especialidade de guitarra clássica. O referido trabalho de investigação insere-se no Ensino Especializado de Música e tem como título: “O manual de Formação Musical como recurso didático para a leitura à primeira vista no ensino da Guitarra Clássica”. O objetivo foi encontrar uma abordagem adequada da leitura à primeira vista nos alunos do ensino básico, prática que, de acordo com a nossa experiência se verifica não ser muito decorrente em aulas de guitarra. Neste sentido, procurou-se averiguar em primeiro lugar o nível de leitura à primeira vista dos alunos, recorrendo para isso, a trechos musicais existentes no manual de Formação Musical dos mesmos, promovendo simultaneamente uma interdisciplinaridade entre ambas as disciplinas do currículo. A investigação assentou no modelo de Investigação-Ação. Como instrumento de recolha de dados, foi elaborada uma grelha de observação e avaliação das leituras. Também foram realizadas captações audiovisuais e inquéritos por meio de questionário. Do decorrer da intervenção verificou-se uma evolução positiva em todos os alunos. Os exercícios permitiram desenvolver competências do domínio rítmico, melódico e do conhecimento físico-idiomático do instrumento. Através dos resultados obtidos, foi possível verificar que este projeto contribuiu positivamente para o desenvolvimento da leitura à primeira vista dos alunos intervenientes, consciencializando-os para a pertinência do desenvolvimento desta componente.
The present Professional Practice Report reflects all the work developed during the Professional Internship, part of the Master’s Degree in Music Teaching at the Institute of Education of the University of Minho. It took place in the school year of 2019/2020 at Conservatório Bomfim, located in the city of Braga, and included the recruitment groups M11 – Classical Guitar; and M32 – Instrumental Ensemble. The intervention plan focused on the M11 group, and its main aim was investigating the development of sight-reading in students of the 1st cycle of music training, in the specialty of Classical Guitar. This work takes place in the subsystem of Specialized Music Education and has the title: “The Music theory training as a didactic resource for sight-reading in Classical Guitar teaching”. The goal was finding a proper approach to sight-reading in basic education students, a practice that we think is not common in guitar lessons. We sought to, in the first place, ascertain the level of sight-reading of the students, using musical parts present in their Music theory training, simultaneously promoting interdisciplinarity between both subjects of the curriculum. The investigation made use of the action-research model. Observation and reading evaluation tables were used as data collection devices. Audiovisual recordings and questionnaires were also done. Positive evolution of all students was verified during the intervention. The exercises allowed them do develop competences of the rhythmic, melodic and guitar’s physic-idiomatic domains. Through the obtained the results, it was possible to verify that this project made a positive contribution to the development of sight-reading by the intervening students, making them develop awareness of the importance of the development of this skill.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78248
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Isabel Ribeirinho Fernandes.pdf3,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID