Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/78266

TitleCausas judiciais e dificuldades de gestão: as heranças difíceis da Misericórdia do Porto através de um caso de estudo (Álvaro Vieira Dinis, m. 1614)
Author(s)Sá, Isabel dos Guimarães
KeywordsMisericórdias
Transmissão de propriedade
Doadores
Catolicismo
Misericórdia do Porto
Issue date2020
PublisherSanta Casa da Misericórdia do Porto
CitationSá, I. G. (2020). Causas judiciais e dificuldades de gestão: As heranças difíceis da Misericórdia do Porto através de um caso de estudo (Álvaro Vieira Dinis, m. 1614). In Pessoa(s) arte benemerência. IV Congresso de História Santa Casa da Misericórdia do Porto (pp. 623-639). Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Abstract(s)A historiografia portuguesa sobre Misericórdias tem passado ao lado do estudo dos doadores no que toca às suas identidades sociais e individuais, motivações, e à forma como condicionaram as atividades dos irmãos. No entanto, revelam-se fundamentais para compreender as dinâmicas das Misericórdias, urna vez que estruturam as suas atividades assistenciais e cerimónias religiosas, provocando constrangimentos na sua orgânica. Este trabalho pretende abordar o avesso das doações e heranças, explorando as múltiplas dificuldades que provocavam aos irmãos da Misericórdia do Porto, tanto pelas causas judiciais que frequentemente provocavam, como pela difícil e trabalhosa gestão dos bens móveis e imóveis que passavam para a posse da confraria. Em detalhe, analisa-se o caso da herança do fidalgo Alvaro Vieira Dinis, falecido em 1614, como um dos muitos exemplos deste tipo de situações.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78266
ISBN978-989-8578-44-0
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
causas judiciais.pdf1,66 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID