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https://hdl.handle.net/1822/78613
Título: | A génese e a identidade da disciplina de Formação Musical nas escolas públicas portuguesas de ensino especializado da música |
Outro(s) título(s): | The genesis and identity of the Formação Musical curriculum subject in Portuguese specialized public music schools |
Autor(es): | Carneiro, Hermano Filipe Gomes |
Orientador(es): | Vieira, Maria Helena |
Palavras-chave: | Ensino especializado Escolas públicas Formação musical Génese e identidade Specialized music education Public schools Curriculum subject genealogy Identity |
Data: | 29-Jun-2022 |
Resumo(s): | A presente investigação tem como objeto de estudo a disciplina de Formação Musical, a sua génese, o
seu desenvolvimento e a sua identidade. Da revisão de literatura sobressai a ideia de que os objetivos de
aprendizagem das disciplinas de que é herdeira incidiam num conhecimento mais centrado na teoria
musical, na leitura e na escrita (sobretudo através de ditados) e numa função de apoio a outras
disciplinas. Os documentos legislativos, desde 1835 até aos nossos dias, mostram uma evolução dessa
função estrita de apoio para uma maior abrangência de objetivos, conteúdos e estratégias.
A falta de estudos sobre a disciplina e a necessidade de compreender em profundidade a sua identidade
pedagógica real, a sua relevância e as suas funções atuais levaram ao desenho deste estudo, que se
orientou pela seguinte questão: “Como se define a identidade da disciplina de Formação Musical e qual
o sentido da sua evolução no ensino especializado da música nas escolas públicas portuguesas?”. Os
objetivos específicos associados a esta questão visaram: conhecer o funcionamento da disciplina no
passado e no presente; identificar as metodologias de ensino mais influentes; identificar os seus
conteúdos programáticos; aferir o papel da audição, da leitura, da escrita e da prática vocal e instrumental
ao longo dos tempos; identificar a importância da disciplina no currículo; conhecer o processo formativo
e o perfil do professor de Formação Musical e perspetivar a sua evolução futura.
A investigação configurou-se como um estudo de caso intrínseco que teve como fontes prioritárias de
dados os Documentos de Orientação Curricular de Formação Musical (DOCFM) e um conjunto de treze
entrevistas realizadas a professores do Ensino Superior, do Ensino Básico e Secundário e professores
aposentados, com diversos tipos de ligação profissional à disciplina de Formação Musical.
Do cruzamento dos resultados obtidos da análise de conteúdo dos dados históricos documentais e das
transcrições das entrevistas realizadas verificou-se que, atualmente, a disciplina de Formação Musical
continua a visar uma formação capaz de dar apoio à construção de saberes e competências de outras
disciplinas, mas fá-lo agora investindo numa articulação muito mais profunda com essas disciplinas do
que no passado, apoiando-se numa visão mais prática e concreta do que teórica e abstrata, uma visão
mais artística, mais baseada na utilização de repertório, da voz e dos próprios instrumentos dos alunos,
bem como mais aberta à evolução dos tempos, ao uso das tecnologias e ao reconhecimento da
complexidade multicultural do mundo de hoje. No mesmo sentido, as perspetivas para o futuro da
disciplina apontam para uma formação de professores que deve estar atenta a todos estes aspetos e
dinâmicas, bem como à consideração das crianças e dos jovens alunos já como músicos em formação
e não como músicos em preparação para um futuro profissional. Do mesmo modo as perspetivas futuras
apontam para um profissional de ensino da disciplina de Formação Musical que deverá ser um músico
profissional ativo, que leva para dentro da sala princípios e práticas da música viva, que abre as portas
dessa sala à prática musical, numa visão holística da formação, despertando o encantamento dos alunos
pela música. This research project is focused on the study of the curriculum subject Formação Musical, its genesis, its development and its identity. The literature studied shows that the goals of the curriculum subjects preceding Formação Musical were centered on music theory, reading and writing (particularly through music dictations) and also on building supporting competences and knowledge for other curriculum subjects. Legislation shows that since 1835 those goals have been broadening, as have contents and pedagogical strategies. The lack of research focusing on the Formação Musical curriculum subject and the need to understand its real pedagogical identity, its relevance and its present functions in the curriculum were the reasons that motivated this study. The main research questions were: "How can the identity of the Formação Musical curriculum subject be described and what is the meaning of its evolution in the Portuguese specialized music education system?" The specific goals associated with these research questions were: to know how the Formação Musical curriculum subject functioned in the past and how it is functioning in the present; to identify the predominant teaching methodologies; to describe the curriculum subject contents; to evaluate the role of aural, reading, writing, vocal and instrumental skills in the curriculum subject throught history; to describe the role and importance of Formação Musical in the curriculum; to illuminate the students learning process and the teacher training options and to suggest future developments for this curriculum subject. The research methodology in this project was the Intrinsic Case Study. The main data sources were Curricular Documents concerning the Formação Musical curriculum subject (summarized in Portuguese as DOCFM) and interview transcriptions of 13 interviews with professors from higher education institutions, basic and secondary levels teachers, and retired teachers and professors - all with professional connections with the Formação Musical currriculum subject. Data crossing the results from the document analysis and the interview transcriptions allowed for some conclusions: the Formação Musical curriculum subject is still supporting the learning processes of other curricular subjects; however it is doing so at a deeper level, not so much in a restrictive abstract and theoretical perspective anymore, but in a more practical, concrete and artistic approach, based on repertoire, and on the voice and the music instruments of the students; is is also more open to the evolution of times, to the use of technologies and to the recognition of today's world as a complex and multicultural world. Much in the same way the future perspectives for the Formação Musical curriculum subject point to the importance of teacher training degrees focusing on those aspects and dynamics, and considering children and young students as musicians in training and not as subjects who are preparing for a faraway professional future. The future vision for the Formação Musical teacher training degrees also points to the perspective of the teacher as an active professional musician who should be able to make live music in the classroom, in a holistic concept of education that might bring students enchantment for music. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade de Educação Artística) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78613 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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