Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78651

TítuloA aprendizagem baseada em investigação na disciplina de Biologia e Geologia: um estudo realizado com alunos do 10º ano de escolaridade, na subunidade "Obtenção de matéria pelos seres autotróficos"
Outro(s) título(s)Inquiry-based learning in Biology and Geology subject: a study with 10th grade students, in the issue "Obtaining matter by autotrophic beings"
Autor(es)Gonçalves, Ana Sofia Lima
Orientador(es)Precioso, José
Palavras-chaveAprendizagem baseada em investigação
Biologia
Educação em Ciências
Inquiry-based learning
Biology
Science Education
Data25-Jan-2022
Resumo(s)O presente estudo pretende analisar o Papel da Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI) no ensino do tema “ Obtenção de matéria pelos seres autotróficos ”, na disciplina de Bilogia e Geologia (BG), no 10º ano do Ensino Secundário. Neste modelo de ensino, a construção do conhecimento ocorre por fases que envolvem a formulação de hipóteses, análise de dados e discussão de resultados pelos alunos, com o objetivo de resolver problemas específicos da unidade, aproximando-se do trabalho de um investigador. Os objetivos que nortearam esta investigação são: analisar o papel da no ensino do tema “Obtenção de matéria pelos seres autotróficos”; analisar o papel da ABI na capacidade de resolução de problemas por parte dos alunos; capacitar os alunos para a resolução de problemas típicos de exame de Biologia e Geologia; e determinar fatores facilitadores e constrangimentos da ABI. A materialização da Intervenção Pedagógica deu-se pela exploração de uma atividade de aprendizagem estruturada por tópicos. Para analisar o impacte da intervenção pedagógica nos alunos foram aplicados questionários de pré e pós teste, antes e após a intervenção pedagógica, respetivamente. Este pretendia medir as seguintes variáveis: o papel da ABI na capacidade de resolução de problemas por parte dos alunos; papel da ABI em capacitar os alunos para a resolução de problemas típicos de exame de Biologia e Geologia. Foi ainda aplicado um questionário de opinião. Os resultados demonstram que a estratégia auxiliou à (re)construção do conhecimento substantivo dos conteúdos da unidade didática referida; ao desenvolvimento de competências transversais relacionadas com interpretação de gráficos e tabelas e formulação de hipóteses e conclusões. A perceção dos alunos permite afiançar que a ABI possibilita ao aluno interligar o conhecimento da sala de aula com o dia a dia, amplificando o seu interesse pelos conteúdos e ajudando-o na promoção do pensamento crítico.
The present study aims to analyse the role of Inquiry-Based Learning (IBL) in the teaching of the subject "Obtaining matter by autotrophic beings", in the of Biology and Geology (BG) subject, in the 10th year of secondary education. In this teaching model, the construction of knowledge occurs in stages involving the formulation of hypotheses, data analysis and discussion of results by students, with the aim of solving specific problems of the unit, approaching the work of a researcher The objectives that guided this research are: to analyse the role of ABI in teaching the topic "Obtaining matter by autotrophic beings"; to analyse the role of ABI in students' problem-solving skills; to enable students to solve typical Biology and Geology examination problems; and to determine facilitating and constraining factors of ABI. The purpose of the constructed learning activity is to have efficient and considerable results, through the interaction of the students with each other and with the teacher. The construction of knowledge does not happen all at once, but by topics in which hypotheses are formulated, just like a scientist. In this type of methodology, the student's participation is the main factor, so that they search for information and use the knowledge obtained to solve everyday problems. The pedagogical intervention was materialized through the exploration of a learning activity structured by topics. To analyse the impact of the pedagogical intervention on students, pre-teste and post-test questionnaires were applied before and after the pedagogical intervention, respectively. This aimed to measure the following variables: the role of IBL in students' problem-solving skills; the role of IBL in empowering students to solve typical Biology and Geology exam problems. An opinion questionnaire was also applied. The results show that the strategy helped to (re)construct the substantive knowledge of the contents of the didactic unit referred; the development of soft skills related to the interpretation of graphs and tables and the formulation of hypotheses and conclusions. The students' perception allows claiming that IBL enables students to connect classroom knowledge with everyday life, increasing their interest in the contents and helping them to promote critical thinking.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78651
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Sofia Lima Goncalves.pdf856,05 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID