Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78673

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGago, Maríliapor
dc.contributor.authorLouro, André Tiago da Silvapor
dc.date.accessioned2022-07-08T14:26:33Z-
dc.date.available2022-07-08T14:26:33Z-
dc.date.issued2022-02-28-
dc.date.submitted2021-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78673-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio insere-se na Unidade Curricular relativa ao Estágio Profissional do 2º ano do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade do Minho. Este surge inserido na prática letiva, numa escola do centro da cidade de Braga, com estudantes de uma turma do 10º ano de escolaridade. Tendo como referência a Educação Histórica e o modelo da aula-oficina, com os seus três critérios norteadores (ideias prévias, tarefas desafiadoras e metacognição), para a lecionação das nossas aulas, um dos grandes objetivos deste trabalho centra-se na análise das ideias prévias dos estudantes, assim como das ideias resultantes da interpretação (interpretações várias) e construção de uma narrativa pelos estudantes, em momentos distintos, com exercícios diferenciados, tendo como pano de fundo a temática substantiva da realidade senhorial e concelhia do Portugal medievo. Um dos objetivos primordiais deste estudo de investigação consiste em analisar os critérios que os estudantes utilizam para escolher entre narrativas históricas para uma mesma realidade, ou seja, como é que estes interpretam e escolhem a(s) narrativa(s) para um mesmo assunto. O nosso estudo de investigação parece demonstrar que, para uma grande parte destes estudantes do 10º ano de escolaridade, o principal critério de escolha entre narrativas é o da quantidade de informação/detalhe, sendo isso, na ótica destes, o que torna uma narrativa mais válida/melhor para a opção de fazer uso dela. Por outro lado, sendo que um outro objetivo importante se prende com a construção de narrativa histórica, o nosso estudo de investigação aponta que, para a faixa etária dos 15 16 anos, do 10º ano de escolaridade, a prática de construção de narrativa histórica, por estes estudantes, não se encontra satisfatoriamente a ser praticada, em sala de aula, e que estes estudantes, modo geral, demonstram não estar a lidar com noções robustas de como se processa o ofício do historiador na íntegra, nomeadamente através da narrativa histórica, o que se reflete na categorização que emergiu atendendo às ideias dos estudantes.por
dc.description.abstractThis Internship Report is part of the Curricular Unit on the Professional Internship of the 2nd year of the Master's Degree in History Teaching in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education of the University of Minho. It is inserted in the teaching practice, in a school in the center of the city of Braga, with students from a 10th grade class. Having as reference the History Education and the model of “aula-oficina”, with its three guiding criteria (previous ideas, challenging tasks and metacognition), for the teaching of our classes, one of the main goals of this work is directed to the analysis of students' previous ideas as well as of the ideas resulting from the interpretation (several interpretations) and construction of a narrative by the students, in different moments, with differential exercises, having as a background the substantive theme of the manorial system and the municipal reality of the medieval Portugal. One of the main goals of this research study is to analyse the criteria that students use in order to choose among historical narratives for the same reality, that is, how they interpret and choose the narrative(s) for the same subject. Our research study seems to show that, for a large part of these 10th grade students, the main criterion for choosing between narratives is the amount of information/detail, this being, in their vision, what makes a narrative more valid/better for the option to make use of it. On the other hand, as another important aim is related to the construction of historical narrative, our research study shows that, for the 15-16 year-old age group of the 10th grade, the practice of constructing historical narrative, by these students, is not being satisfactorily developed in classes, and that in general, these students do not have robust notions of how the historian's craft is carried out in its fullness, namely through historical narrative, which is reflected in the categorization that emerged in response to the students’ ideas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectConcelhopor
dc.subjectEducação históricapor
dc.subjectNarrativa históricapor
dc.subjectSenhoriopor
dc.subjectHistorical narrativepor
dc.subjectHistory educationpor
dc.subjectManorialismpor
dc.subjectMunicipalitypor
dc.titleEntre o Senhorio e o Concelho Medieval Português: o papel da narrativa na construção do conhecimento históricopor
dc.title.alternativeBetween Manorialism and the Medieval Portuguese Municipality: the role of the narrative on the construction of historical knowledgepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203005791por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Andre Tiago da Silva Louro.pdf6,78 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID