Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78846

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPetrella, Simonepor
dc.contributor.authorPinto, Manuelpor
dc.contributor.authorPereira, Sarapor
dc.contributor.authorAndò, Romanapor
dc.date.accessioned2022-07-19T15:38:11Z-
dc.date.available2022-07-19T15:38:11Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPetrella, S., Pinto, M., Pereira, S., & Andò, R. (2014). Consumo Partilhado e Mediação Geracional: os Media como Recurso Relacional e Educativo. In S. Silva & S. Pereira (Eds), Atas do 2º Congresso Literacia, Media e Cidadania (pp. 515-528). Lisboa: GMCS/GILM.por
dc.identifier.isbn978-989-96478-3-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78846-
dc.description.abstractO presente trabalho pretende refletir sobre as dinâmicas de consumo mediático em contexto familiar, realçando o valor da mediação geracional e a utilização dos media como recurso educativo e relacional entre gerações. Partindo destas reflexões apresentaremos uma investigação desenvolvida em 2010, em Itália, com um pequeno grupo de famílias, encontradas no próprio contexto quotidiano. Objetivo do estudo foi analisar através de uma abordagem etnográfica a forma de a família se adaptar ao novo ecossistema mediático, observando as dinâmicas de uso e consumo dos media, assim como as repercussões na densa rede de relações familiares. Como evidenciam os resultados do estudo, a família é chamada hoje a desempenhar um papel fundamental na educação para uma utilização crítica e participativa dos media, apostando num consumo partilhado e crítico. Esta tipologia de consumo mediático, quando sustentada por uma concepção dos media como recursos educativos e relacionais, contribui para a aproximação das gerações e para a aquisição e fortificação de competências mediáticas. Em conclusão apresentaremos uma investigação, atualmente em curso no norte de Portugal, que visa promover a comunicação e a relação entre gerações distantes através da criação de espaços informais de jogo e partilha em torno dos media. Este segundo estudo apresenta-se como uma extensão do primeiro num contexto caraterizado pelo fosso intergeracional e pela exclusão digital.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherGabinete para os Meios de Comunicação Social. Grupo de Trabalho Informal sobre Literacia para os Mediapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConsumo mediáticopor
dc.subjectMediação familiarpor
dc.subjectComunicação intergeracionalpor
dc.subjectObservação participantepor
dc.subjectLiteracia mediáticapor
dc.titleConsumo partilhado e mediação geracional: os media como recurso relacional e educativopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferenceDate10-11 maio 2013por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage515por
oaire.citationEndPage528por
oaire.citationConferencePlaceLisboa, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.conferencePublicationAtas do 2º Congresso Literacia, Media e Cidadaniapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings
DCC - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings


Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID