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TítuloInternacionalização e o desempenho das empresas familiares
Autor(es)Ferreira, Bruna Macedo
Orientador(es)Barbosa, Natália
Palavras-chaveEmpresa familiar
Desempenho
Exportação
Portugal
Family firm
Performance
Export
Data3-Fev-2021
Resumo(s)Para as empresas familiares (EFs), a exportação é normalmente o primeiro passo para a expansão internacional, possibilitando o crescimento e por vezes, até mesmo a sobrevivência da empresa num mercado cada vez mais globalizado e competitivo. Apesar de serem as empresas mais comuns em todo o mundo, não há um consentimento claro sobre o efeito da internacionalização no desempenho da empresa familiar. Esta dissertação permite então, através da literatura, elucidar a definição de empresa familiar, as suas particularidades a nível administrativo e ainda, os fatores que beneficiam e restringem a internacionalização do negócio familiar. Adicionalmente, de acordo com a metodologia escolhida, procura-se demonstrar evidências empíricas relacionadas entre o desempenho da EF e a sua decisão em exportar, comparando posteriormente, a mesma relação com organizações não familiares. Restringido o estudo a uma amostra de 5597 empresas dos três maiores setores da indústria transformadora em Portugal, foram considerados três modelos distintos, que por meio da regressão quantílica permitiu estudar a relação entre as diferentes variáveis ao longo dos diferentes quantis da amostra, respondendo às questões de investigação. O desempenho foi medido através do ROA, produtividade e crescimento de vendas, enquanto que a internacionalização foi medida através da intensidade de exportação.
For family businesses (FBs), export is usually the first step towards international expansion, enabling growth and sometimes even the survival of the company in an increasingly globalized and competitive market. Although they are the most common companies worldwide, there is no clear agreement on the effect of internationalization on the performance of the family business. This dissertation allows, through the literature, to elucidate the definition of family business, its particularities at administrative level and also the factors that benefit and restrict the internationalization of the family-owned business. Additionally, according to the chosen methodology, there's a seek to demonstrate empirical evidence related between the performance of FB and its decision to export, comparing later, the same relationship with non-family organizations. Restricting the study to a sample of 5597 companies from the three largest sectors of the manufacturing industry in Portugal, three different models were considered, which through quantile regression allowed to study the relationship between the different variables along the different quantiles of the sample, answering the questions research. Performance was measured through ROA, productivity and sales growth, while internationalization was measured by means of export intensity.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78860
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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