Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78982
Título: | Teatro para e com bebés na creche: diálogos artístico-pedagógicos na cocriação e na receção da performance teatral participativa “Eu brinco” |
Outro(s) título(s): | Theatre for and with babies in nursery schools: artistic and pedagogic dialogues in the co creation and reception of the interactive theatre performance “Eu brinco” |
Autor(es): | Cunha, Carla Sofia Ribeiro e |
Orientador(es): | Antunes, Carla Pires Fernandes, Natália |
Palavras-chave: | Creche Participação Performance Teatro para e com bebés Teatro pós-dramático Nursery school Participation Theatre for and with babies Post-dramatic theatre |
Data: | 21-Jul-2022 |
Resumo(s): | O teatro para e com bebés, que se caracteriza pelo desenvolvimento de experiências teatrais para
bebés e crianças até aos três anos, inspira-se, muitas vezes, no jogo natural e espontâneo da criança,
no brincar e num trabalho de carácter experimental, com estéticas pós-dramáticas e performativas.
Atravessa conceitos de arte participativa os quais colocam o foco num espetador ativo e emancipado e
centra-se, ainda, na ideia de bebé e criança competente e capaz, pleno de direitos, nomeadamente, o
direito ao teatro.
O espetáculo de teatro para e com bebés “Eu brinco” desenvolvido nesta investigação-ação resultou de
um processo participativo e interdisciplinar que envolveu a investigadora, a encenadora e os atores de
uma companhia de teatro, educadoras de infâncias e bebés e crianças até aos três anos. Neste
processo participativo de criação foram planeados e experimentados métodos e técnicas para o
desenvolvimento de um trabalho teatral que permitisse e respeitasse a participação dos bebés e das
crianças. A sua receção, observada em diferentes creches, permitiu analisar e compreender as
diferentes formas de envolvimento dos bebés e das crianças, que iam desde um nível contemplativo,
assistindo ao desenrolar da ação dramática, até um nível proativo, no qual jogavam e brincavam
livremente. A receção da performance por parte dos bebés e das crianças foi influenciada por diversos
fatores, nomeadamente: os recursos cénicos e o trabalho do ator; a participação das suas
acompanhantes e a informação que lhes era transmitida; o contexto familiar e educativo; as suas
características individuais; e o espaço e o número de crianças por sessão.
O processo de criação e receção da performance “Eu brinco” deu-se através do diálogo entre
investigação, teatro e educação de infância, realizado num constante vaivém entre a teoria e a prática
que, por um lado, trouxe desafios e dificuldades aos atores e, por outro, tal como pretendido, provocou
mudanças no seu trabalho e no da encenadora. Tais mudanças resultaram numa nova imagem de
bebé, capaz e competente, espetador ativo e emancipado, cocriador da experiência teatral. Essa nova
imagem traduziu-se na valorização da voz dos bebés, para a qual foram essenciais alguns dos
elementos-chave do trabalho para e com bebés, nomeadamente, a comunicação não verbal e a
capacidade de escuta e de presença ativa. Theatre for and with babies, which involves developing theatre experiences for babies and children under the age of three, is often inspired by the child’s natural and spontaneous play, while also building on playing and experimental work, with post-dramatic and performative aesthetics. Moreover, theatre for and with babies goes through concepts of interactive art, which focus on an active and emancipated audience. It also concentrates on the idea of competent and capable baby and child, enjoying a full set of rights, namely the right to theatre. “Eu brinco”, the theatre performance for and with babies developed in this action-research, is the result of a participatory and interdisciplinary process that involved the researcher, the director and the actors of a theatre company, the nursery teachers as well as babies and children under the age of three. This participatory creation process included methods and techniques that were planned and experimented in order to develop a theatre performance that would allow for and respect the participation of babies and children. The reception of this performance, which was observed in different nursery schools, made it possible to analyse and understand the different ways babies and children would get involved, from an observing level, watching the story unfold, to a proactive level, where they played freely. The reception of the performance by babies and children was influenced by many factors, including: the props and the work of the actor; the participation of the children’s caregivers and the information they were provided; the family context and the educational settings; the children’s individual characteristics; and the setting and number of children in each session. Through dialogue between research, theatre and early childhood education, the creative and reception process of the performance “Eu brinco” has carried out a constant back-and-forth between theory and practice that, on one side, brought challenges and difficulties to the actors and, on the other side, as intended, led to changes in the work of the actors and in the work of the director of the theatre company. With these changes, a new image of baby has emerged, a baby that is capable and competent, an active and emancipated spectator and a co-creator of the theatre experience. This new image has resulted in the appreciation of babies’ voice, where some key elements of the work for and with babies were essential, including non-verbal communication and the ability to listen and be actively present. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Educação Artística) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78982 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carla Sofia Ribeiro e Cunha.pdf | Tese de doutoramento | 3,29 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons