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TítuloA critical incident approach to examine the biking experience: a case study about commuters from Portugal
Outro(s) título(s)Uma abordagem de incidente crítico para examinar a experiência de andar de bicicleta: um estudo de caso sobre utilizadores urbanos de Portugal
Autor(es)Vieira, Eduardo Fernandes Baptista
Orientador(es)Sá, Elisabete
Elmashhara, Maher
Palavras-chaveBicicleta
Estados emocionais
Respostas comportamentais
Sistemas de bicicletas partilhadas
Técnica de incidentes críticos
Behavioral responses
Bike
Bike sharing systems
Critical incident technique
Emotional states
Data11-Mar-2022
Resumo(s)Utilizar a bicicleta como meio de transporte para deslocações e outras atividades gera muitos benefícios, tais como o potencial para reduzir a poluição atmosférica e o congestionamento do tráfego e, simultaneamente, para aumentar os níveis de atividade física das pessoas. Todavia, tem sido dada pouca atenção ao papel das emoções na experiência de utilizar a bicicleta. Neste contexto, a presente dissertação procura enriquecer esta compreensão, explorando os principais fatores que influenciam o comportamento do utilizador da bicicleta, descobrindo os estados emocionais positivos e negativos despoletados durante a experiência e aqueles que a podem influenciar, e compreendendo o papel das emoções na dinâmica entre os principais fatores e o comportamento do utilizador. Foi realizado um estudo qualitativo, entrevistando 16 indivíduos que utilizam a bicicleta principalmente para se deslocarem para o trabalho. Utilizando a Técnica do Incidente Crítico, a avaliação empírica revela vários fatores que influenciam a experiência do utilizador de bicicletas. Estes fatores são: de caráter social; de tráfego e congestionamento; de saúde física e mental; de características da bicicleta; de segurança; de infraestruturas; e de meteorologia e topografia. Além disso, verificam-se estados emocionais positivos e negativos que emergem na interação entre estes fatores e as respostas comportamentais dos ciclistas. Os estados emocionais positivos mais vezes mencionados são a felicidade, a alegria e o relaxamento, enquanto a frustração, a raiva, a tristeza e o medo são as emoções negativas identificadas como tendo um papel crucial na experiência do ciclismo. Pretende-se que esta dissertação tenha uma tripla contribuição. Em primeiro lugar, explorar os principais fatores que influenciam os momentos críticos da experiência do utilizador de bicicletas. Em segundo lugar, determinar os principais estados emocionais, positivos e negativos, que desempenham um papel nesses momentos. Em terceiro lugar, identificar os principais resultados que podem ser produzidos com base nestes fatores e emoções. No final, com base nos resultados, são sugeridas várias implicações de gestão para os decisores políticos e para as autoridades. Nesse sentido, será sublinhada a necessidade de utilização de estratégias de marketing para promover o uso saudável, seguro e aprazível da bicicleta, bem como a necessidade de prestar atenção à qualidade das infraestruturas e de encontrar técnicas para prevenir questões sociais e de tráfego.
Using bikes as means of transportation for commuting and other activities generates many benefits such as the potential to reduce air pollution and traffic congestion and simultaneously increase people's physical activity levels. Nevertheless, scant attention has been given to the role of emotions in the biking experience. In this context, the current dissertation seeks to enrich this understanding by exploring the main factors that influence the bicycle user behavior, discovering the positive and negative emotional states triggered during the experience and those that can influence it, and understanding the role of emotions in the dynamics between the main factors and the users' behavior. A qualitative study was conducted by interviewing 16 individuals who use bikes, mainly to commute. Using the Critical Incident Technique, the empirical assessment reveals several factors that influence the biking experience. These factors are social factors; traffic and congestion; physical and mental health; bike features; safety; infrastructure; and weather and topography. Moreover, positive and negative emotional states emerge from the interaction between these factors and bike user behavioral responses. The most observed positive emotional states are happiness, joy, and relaxation. While frustration, anger, sadness, and fear are the negative emotions found to have a crucial role in the biking experience. The contribution of this dissertation is threefold. First, it intends to explore the main factors that influence the critical moments of the biking experience. Second, it aims to determine the main positive and negative emotional states that play a role in these moments. Third, it proposes to identify the main outcomes that can be produced based on these factors and emotions. Ultimately, based on the findings, several management implications are suggested for policymakers and authorities. In that regard, it is emphasized that there is a need to use several marketing communications to promote the healthy, safe and pleasant use of bicycles, as well as to improve the biking infrastructure quality and to find techniques to prevent social and traffic issues.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão e Negócios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78987
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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