Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79163

TítuloEstudos em podcasting: um panorama das pesquisas em publicações periódicas portuguesas
Autor(es)Viana, Luana
Oliveira, Madalena
Palavras-chaveCiências da comunicação
Rádio
Podcasting
Meios sonoros
Portugal
Data2022
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitaçãoViana, L., & Oliveira, M. (2022). Estudos em podcasting: Um panorama das pesquisas em publicações periódicas portuguesas. In Z. Pinto-Coelho, S. Marinho & T. Ruão (Eds.), Práticas comunicativas, organizações e educação. Atas das VIII Jornadas Doutorais do CECS (pp. 26–44). CECS.
Resumo(s)O presente artigo tem como objetivo apresentar um levantamento sobre as produções académicas, bem como suas respetivas reflexões, que possuem como foco os estudos sobre podcasting publicados em revistas científicas da área de ciências da comunicação em Portugal. Como estratégia metodológica, foram estabelecidas duas etapas. Em primeiro lugar, o mapeamento e levantamento de artigos científicos que tinham o podcast como objeto de estudo em 10 revistas académicas, a saber: Comunicação e Cultura; Comunicação e Sociedade; Comunicação Pública; Revista Comunicando; Estudos em Comunicação; Estudos de Jornalismo; História da Comunicação; Media & Jornalismo; Mediapolis e (Obs)* Observatório. A busca englobou todas as edições a partir de 2004, ano em que surgiu o podcasting (Viana, 2020), até ao ano de 2021. No total de 256 números publicados pelo conjunto das revistas mencionadas, foram identificados 19 artigos sobre o tema. Em segundo lugar, passou-se à delimitação de tema e das abordagens teórico-metodológicas utilizadas nos trabalhos selecionados. Em relação aos temas, pudemos constatar que o enquadramento mais recorrente é composto pelos aspetos narrativos possibilitados pelo podcast, sejam eles observados a partir de recursos tecnológicos, como o caso do uso do áudio binaural, ou da própria estrutura narrativa sonora, como o envolvimento do ouvinte com as histórias de vida. As abordagens ocorrem, ainda, tanto em produções ficcionais como nas de não ficção, com predomínio desta última. Já sobre as ferramentas metodológicas, percebemos a predominância de estratégias clássicas, sem uma discussão sobre o caráter multifacetado do podcasting enquanto formato de média. Por fim, também percebemos um pequeno aumento nas publicações recentes. Os anos destacados para as produções são 2019, 2020 e 2021, apresentando projeções de crescimento. A expectativa é a de que nos próximos anos haja um aumento notável das publicações sobre este meio de comunicação.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79163
e-ISBN978-989-53435-3-9
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/276
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings
DCC - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Viana_Oliveira_Estudos-em-Podcasting.pdf839,2 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID