Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79169
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Marina Maria Soares | por |
dc.contributor.author | Santos, Luís António | por |
dc.date.accessioned | 2022-08-03T11:35:41Z | - |
dc.date.available | 2022-08-03T11:35:41Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | Silva, M. M. S., & Santos, L. A. (2022). Educação na era da pós-verdade: Como lidar com esta realidade? In Z. Pinto-Coelho, S. Marinho & T. Ruão (Eds.), Práticas comunicativas, organizações e educação. Atas das VIII Jornadas Doutorais do CECS (pp. 127–141). CECS. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/79169 | - |
dc.description.abstract | A desinformação, as fake news, as meias verdades e o cenário denominado “pós-verdade” em que nos encontramos influenciam vários campos e dinâmicas sociais. Um desses territórios é o contexto da educação, em que importa compreender as implicações desta era de informação turbulenta e de ascensão de ferramentas tecnológicas que fomentam estados de desinformação. A atual conjuntura tem reflexos nas interações em sala de aula e é necessário perceber de que forma isso acontece e que ferramentas e/ ou métodos poderão ser usados para mitigar efeitos, nomeadamente via mudanças nas práticas pedagógicas. Portanto, este artigo apresenta uma revisão de literatura desenvolvida com o objetivo de começar a perceber as implicações e formas de lidar com a realidade da era da pós-verdade no contexto educacional. Além disso, foram incluídos autores-chave em temas essenciais nesse panorama, como a educação, que permitiram também uma compreensão da necessidade de trabalho a longo prazo neste combate. A literatura sugere, por exemplo, a necessidade de formação contínua dos professores, necessidade de aumentar a capacidade de pesquisa dos estudantes e a importância de criar debates em sala de aula, tendo em vista que uma das características da pós-verdade é a dificuldade do diálogo plural. | por |
dc.description.sponsorship | Este trabalho é apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito da bolsa de investigação UI/BD/151163/2021 do projeto 101676689 (TID) que está sendo desenvolvido também com o apoio do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS). Assim, este trabalho é também apoiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020 (financiamento base) e UIDP/00736/2020 (financiamento programático). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/UI%2FBD%2F151163%2F2021/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PT | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Pós-verdade | por |
dc.subject | Desinformação | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Educação na era da pós-verdade: como lidar com esta realidade? | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.relation.publisherversion | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/276 | por |
oaire.citationStartPage | 127 | por |
oaire.citationEndPage | 141 | por |
dc.identifier.eisbn | 978-989-53435-3-9 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | por |
sdum.bookTitle | Práticas comunicativas, organizações e educação. Atas das VIII Jornadas Doutorais do CECS | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings DCC - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_Silva_Santos_Educacao-era-pos-verdade.pdf | 100,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons