Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79282

TítuloHomem-Banda - construindo pontes na sala de aula estudo de caso de uma performance músico-teatral no Brasil e em Portugal
Outro(s) título(s)Bandman - building bridges in the classroom case study of a musician-theatrical performance in Brazil and Portugal
Autor(es)Silva, Fabiano Assis da
Orientador(es)Martins, Moisés de Lemos
Sousa, José Miguel Braga Figueira de
Palavras-chaveTeatro
Teatro-educação
Homem-banda
Encantamento
Performance
Theater
Theater-education
Man-band
Enchantment
Performance
Data16-Jan-2020
Resumo(s)A presente pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e tem por objetivo analisar a atuação da performance músico-teatral de um homem-banda no contexto de sala de aula, das escolas públicas: Francisco Sanches, Portugal, e Jairo Ramos, Brasil. Inicialmente baseamo-nos em conceitos de Zigmunt Bauman para realizarmos uma análise do momento atual. “A sociedade líquida”, assim denominada pelo sociólogo, e sua voracidade, são motivos de reflexão. Para essa pesquisa utilizamos a metodologia de investigação-ação, com intervenções artísticas no contexto de sala de aula, dos dois países. A base teórica dessa dissertação tem alguns conceitos e pensamentos de: Paulo Freire, Augusto Boal, Gilles Deleuze, Gaston Bachelard entre outros, através dos quais foi possível fazer o enquadramento do estudo. O diálogo constante através da performance músico-teatral na sala de aula, a autonomia na educação, o encantamento e as possibilidades utópicas do teatro na educação são temas abordados nessa pesquisa. Desenvolve-se uma análise da participação dos alunos na intervenção artística e são evidenciadas as visões do artista e de alguns profissionais das escolas. Apresentam-se os processos de criação da peça de teatro “A Ponte, variações de um professor homem banda”, que nasceu no contexto dessa pesquisa, como um dos resultados da investigação e com o propósito de levar as reflexões do estudo para as escolas e promover rodas de conversas com os alunos, sobre o papel do teatro na escola, como construtor de diálogos. Esta pesquisa propõe-se a trazer à tona a importância do teatro e da performance dentro do contexto educacional. Valorizar sua capacidade de transformação social no desenvolvimento amplo dos alunos, diante de uma educação que cada vez mais valoriza a razão, em detrimento da emoção. Como conclusão da pesquisa e apontamento reforça-se o encantamento e a valorização do momento presente, que a arte teatral, no caso desta pesquisa, com o homem banda, leva para dentro do ambiente de sala de aula, e do quanto a arte estimula potências nos alunos e aumenta as possibilidades de vivências transformadoras.
The present research was developed in the scope of the Master's degree in Communication, Art and Culture, at the Institute of Social Sciences of the University of Minho, and aims to analyze the performance of the musician-theatrical performance of a man-band in the classroom context of public schools: Francisco Sanches, from Portugal, and Jairo Ramos, from Brazil. Initially, based on the concepts of Zigmunt Bauman, an analysis of the current moment is made. "The Liquid Society", so called by the sociologist, and its voracity, are reasons for reflection. For this research we use the research-action methodology, with artistic interventions in the classroom context, of the two countries. The theoretical basis of this dissertation has some concepts and thoughts of: Paulo Freire, Augusto Boal, Gilles Delleuze, Gaston Bachelard among others, through which it was possible to frame the study. The constant dialogue through theatrical performance in the classroom, the autonomy in education, the enchantment and the utopian possibilities of theater in education are themes developed in this research. An analysis of the students' participation in the artistic intervention is developed and the visions of the artist and of some professionals of the schools are evidenced. We present the processes of creation of the play "The Bridge, variations of a man-band teacher", that was born in the context of this research, as one of the results of the investigation with the purpose of taking the reflections of the study to the schools and to promote wheels of conversations with students, about the role of theater in school, as constructor of dialogues. This research proposes to bring to the fore the importance of theater and performance within the educational context. To value their capacity for social transformation in the broad development of the students, before an education that increasingly values reason, to the detriment of emotion. As a conclusion to the research and pointing out, the enchantment and appreciation of the present moment is reinforced, which theatrical art takes into the classroom environment, and how art stimulates students' potentials and increases the possibilities of transformative experiences.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79282
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fabiano Assis da Silva.pdfDissertação de Mestrado7,91 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID