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TítuloA influência das redes sociais na comunicação das organizações militares: caso recrutamento da Marinha Portuguesa
Outro(s) título(s)The influence of social networks on the communication of military organizations: Portuguese Navy recruitment case
Autor(es)Magalhães, Stéphanie Silva
Orientador(es)Duarte Melo, Ana G. S.
Palavras-chaveComunicação organizacional
Comunicação
Marinha Portuguesa
Recrutamento
Redes sociais
Communication
Organizational communication
Portuguese Navy
Recruitment
Social networks
Data20-Set-2021
Resumo(s)Neste relatório de estágio examinaremos o trabalho que é desenvolvido pelo Centro de Recrutamento da Armada da Marinha Portuguesa, uma organização pública que tem como objetivo motivar os jovens para se alistarem e onde, durante três meses, tivemos a oportunidade de estagiar e realizar diversas tarefas na área da comunicação. Refletiremos criticamente sobre como a comunicação e todas as estratégias que lhe estão associadas são fundamentais para as organizações públicas e de que forma contribuem para a valorização das organizações e para o alcance dos seus objetivos. Esta investigação, tem a intenção de contribuir para que a Marinha Portuguesa possa tomar uma decisão informada sobre a utilização das redes sociais onde os jovens estão mais presentes, para promover os concursos e incentivá-los a uma carreira militar. A comunicação é fundamental para todas as organizações. É desta forma que se afirmam, posicionam e se tornam reconhecidas. A crescente utilização das redes sociais por parte das pessoas em geral e a utilização ainda mais expressiva nas gerações mais novas, faz com que este seja um meio privilegiado para estabelecer, desenvolver e manter a dinâmica da relação das organizações com este tipo de públicos. Posto isto, neste relatório são abordadas temáticas como o conceito de comunicação, redes sociais e comunicação organizacional no âmbito da Marinha Portuguesa e de outras organizações similares. Para poder responder à questão de partida “Qual o impacto das redes sociais na comunicação das organizações militares?”, procedemos à realização de um questionário e de duas entrevistas. Com os resultados obtidos constatamos que as organizações militares possuem uma crescente preocupação em conseguir usar, de forma correta e rigorosa, as ferramentas que a área da comunicação disponibiliza. As organizações militares começam a considerar a comunicação como uma área que não pode ficar esquecida, não pode ser descuidada, pois é a partir dessa comunicação que formam uma imagem junto dos jovens, valorizando particularmente a interação no âmbito das redes sociais.
In this report, we will examine the work that is developed by the Recruitment Center of the Portuguese Navy, a public organization that motivates young people to enlist, and where, for three months, we had the opportunity to intern and carry out various tasks in the area of communication. We will critically reflect about how communication and all the strategies associated with it are fundamental for public organizations and how they contribute to the valorization of organizations and the achievement of their goals. This investigation intends to contribute for more informed decisions in the Portuguese Navy on the use of social media platforms, where young people are most present, to promote competition and encourage them towards a military career. Communication is fundamental for all organizations. This is how they assert and position themselves and become notorious. The growing use of social media platforms by people in general and the even more significant use by younger generations, makes this a privileged mean to establish, develop and maintain the dynamics of the relationship of organizations with this type of audience. Therefore this report addresses issues such as the concept of communication, social media platforms and organizational communication within the scope of the Portuguese Navy and other similar organizations. In order to answer the initial question “What is the impact of social media platforms on the communication of military organizations?”, we carried out a questionnaire and two interviews. Findings indicate that military organizations have a growing concern about being able to correctly and rigorously use the tools available in the area of communication and are beginning to consider communication as an area that cannot be forgotten and cannot be neglected since This is how the organization image is formed in within this public particularly through social media platforms.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79323
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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