Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79325

TítuloPorto Canal: a convergência na transição da TV tradicional para a TV online
Outro(s) título(s)Porto Canal: the convergence in the transition from the traditional to the online TV
Autor(es)Machado, Liliane da Rosa
Orientador(es)Oliveira, Madalena
Palavras-chaveConvergência
Internet
Jornalismo
Porto Canal
Televisão
Convergence
Journalism
Television
Data11-Nov-2021
Resumo(s)O jornalismo em tempos de internet tem mudado a forma de produzir e consumir conteúdo informativo. As potencialidades desta mídia vêm ganhando novos espaços e a convergência midiática entre a TV tradicional e a TV online é cada vez mais latente. Entre os diferentes formatos existentes há também variados caminhos a serem seguidos e desafios a serem superados. As novas gerações têm buscado se informar através da internet, e este é um dos motivos pelos quais os canais de televisão tradicionais têm buscado se adaptar para oferecer conteúdos em rede. Neste sentido e dentro do cenário atual, este trabalho busca analisar como se dá o processo de convergência midiática do Porto Canal. Um olhar para entender como a emissora de televisão tradicional explora os caminhos na internet para informar o público através do site e das redes sociais do canal onde foi realizado o estágio curricular de três meses. Para tentar perceber o que tem sido feito e quais formatos ainda podem ser explorados, analisamos como os programas da grade e os jornalistas comunicam ao público a presença do Porto Canal na internet, e se de fato o público é estimulado a navegar pela programação, para além da televisão tradicional. Também fizemos o caminho inverso com a análise do site e das redes sociais, na busca por entender que tipo de informação é oferecida ao usuário neste ambiente. Depois de uma análise de conteúdo destes ambientes concluímos que a internet é usada sobretudo para motivar o usuário a acompanhar a grade de programação na televisão, e pouco ou quase nada é oferecido como informação jornalística em formatos produzidos com exclusividade para o meio digital. As conclusões mostram que o Porto Canal tem potencial para investir na convergência da TV tradicional para a TV online, no sentido de oferecer ao público mais conteúdos específicos ao ambiente digital. Pois além do apelo dos adeptos do Futebol Clube do Porto, por serem fiéis aos conteúdos do canal, há ainda potencial no número de usuários que acompanham as publicações nas redes sociais, sobretudo no Facebook, onde está o maior número de seguidores ativos.
Journalism in Internet times has changed the way of producing and consuming informative content. The potential of this media is gaining new spaces. This media convergence between traditional TV and online TV is increasingly latent. Among the different formats, there are also different paths to be followed and challenges to be overcome. New generations have sought to information through the internet, and this is one of the reasons why traditional television channels have sought to adapt to offer content on the internet. In this sense and within the current scenario, this study seeks to analyse how the media convergence process of Porto Canal takes place. A vision to understand how the traditional television channel explores the ways in the internet to inform the public through the website and social midias of the channel where the three-month curricular internship was carried out. To understand what has been done and which formats can still be explored, we analyzed how the programs on the grid and journalists communicate to the public the presence of Porto Canal on the internet, and whether the public is actually encouraged to browse the programming, beyond the traditional television. We also took the opposite approach with the analysis of the website and social midias, in an attempt to understand what kind of information is offered to the user in this environment. After analyzing the content of these environments, we conclude that the internet is used above all to motivate the user to follow the programming schedule on television, and little or nothing is offered as journalistic information in formats produced exclusively for the digital medium. The conclusions show that Porto Canal has the potential to invest in the convergence of traditional TV to online TV, in order to offer the public more content specific to the digital environment. In addition to the appeal of Futebol Clube do Porto fans, for being faithful to the channel's contents, there is still potential in the number of users who follow the publications on social networks, especially on Facebook, where the largest number of active followers is located.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Informação e Jornalismo)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79325
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Liliane da Rosa Machado.pdfRelatório de Estágio1,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID