Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79331

TítuloO público do Museu Coleção Berardo e de Joana Vasconcelos
Autor(es)Andrade, Pedro José de Oliveira
Editor(es)Andrade, Pedro José de Oliveira
Palavras-chaveMuseum studies
Art museum
Art exhibition
Museu Coleção Berardo
Joana Vasconcelos
Estudos museológicos
Museu de arte
Exibição de arte
Data2016
EditoraCaleidoscópio
CitaçãoAndrade, P. (2016). O público do Museu Coleção Berardo e de Joana Vasconcelos. In P. Andrade (Ed.), Comunicação pública da arte (pp. 163-199). Lisboa: Edições Caleidoscópio.
Resumo(s)Abstract: The author applies theoretical and methodological considerations to a case study. Within the framework of the Public Communication of Art project, a questionnaire was carried out on specific segments of an art museum’s audience sample, at 'Sem Rede' exhibition by plastic artist Joana Vasconcelos, which took place from March 1 to May 18 2010, at the Berardo Collection Museum, Lisbon. A sample of 5011 visitors was surveyed, 50 of whom were tourists. The latter were included in the sample due to the fact that Berardo Museum is located at the important tourist area of Belém, and tourists are frequent visitors to this cultural place, as was verified in the pre-survey. A first sub-chapter considers a sub-sample of museum visitors of Portuguese nationality (451), and the next sub-chapter includes a second sub-sample of foreign tourists (50). In order to cover these different segments of museum audiences, 3 versions of the questionnaire form were created, in Portuguese, Spanish and English, which were applied according to the profile of the approached visitors. Such questionnaire forms can be found in Appendices 1 and 2 at the end of the book. Sections of the questionnaire unfold in 4 main areas: 1. The visit to the exhibition (from question 1 to question 6). 2. Characterization of the museum audiences (questions 7 to 11) 3. Public Communication of Art (including questions 12-19). 4. Public Understanding of Art (from question 20 to the end. Finally, the author presents a summary of the analyzes and interpretations made on this survey.
Resumo: O autor aplica considerações teóricas e metodológicas com um estudo de caso. No quadro do projeto Comunicação Pública da Arte, foi realizado um inquérito por questionário a segmentos específicos de uma amostragem do público do museu de arte, na exposição 'Sem Rede' da artista plástica Joana Vasconcelos, que ocorreu desde 1 de Março a 18 de Maio de 2010, no Museu Colecção Berardo, Lisboa. Foi inquirida uma amostra de 5011 visitantes, 50 dos quais turistas. Estes últimos foram incluídos na amostra devido ao facto de o Museu Berardo se situar na importante zona turística de Belém, e os turistas serem frequentadores assíduos deste lugar cultural, conforme foi constatado no pré-inquérito. Num primeiro sub-capítulo, considera-se uma sub-amostra de visitantes de museus de nacionalidade Portuguesa (451), e o segundo sub-capítulo inclui uma sub-amostra de turistas estrangeiros (50). Para abranger tais segmentos diferentes de público, construíram-se 3 versões do formulário do questionário, em Português, Espanhol e Inglês, que foram aplicados de acordo com o perfil do visitante abordado. Estes formulários dos questionários podem ser consultados nos Apêndices 1 e 2, no final do livro. As secções do questionário desdobram-se em 4 áreas principais: 1. A visita à exposição (desde a pergunta 1 até à questão 6). 2. A caracterização do público do museu (perguntas 7 a 11) 3. A Comunicação Pública da Arte (incluindo as perguntas 12 a 19). 4. A Compreensão Pública da Arte (desda a questão 20 atá ao fim). Finalmente, o autor apresenta uma súmula das análises e interpretações efectuadas relativamente a este inquérito.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79331
ISBN978-989-658-387-4
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
BC_AndradePedro_2016_PúblicoMuseuBerardoJoanaVasconcelos_CPA_OA.pdf29,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID