Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79347

TítuloMobile social hybrids and drone art
Autor(es)Andrade, Pedro José de Oliveira
Palavras-chaveMobile social hybrids
Interculturalism
Sociological game
Drone art
Dronic reality/society
Híbrido social móvel
Interculturalismo
Jogo sociológico
Arte drone
Realidade/sociedade drónica
Intercultural
Sociological games
Data2019
EditoraAssociation for Computing Machinery
CitaçãoPedro Andrade. 2019. Mobile Social Hybrids and Drone Art. In Proceedings of Artech 2019, 9th International Conference on Digital and Interactive Arts (Artech 2019). Braga, Portugal, 5 pages. h!ps://doi.org/10.1145/3359852.3359879
Resumo(s)Contemporary global society is not just intercultural, but also mobile. On one hand, a plurality of social actors originates from different societies (citizens, tourists and immigrants). On the other hand, many of them are economically and geographically mobile, which reinforces the tendence of their cultures to hybridize. Moreover, such social processes are more and more undertaken by using technological devices, e.g. mobile devices and drones. This last appliance and sociocultural instrument is becoming so ubiquitous and omnipresent, that we are entering into a global society and culture not just supervised by the internet, but mainly by drones, a dronic reality/society. The present text aims to discuss some social and cultural processes and arenas where such transformations take place, and to give some examples of concrete works of art that represent or present such issues. For this purpose, firstly the contemporary mobile society, culture and arts are discussed, and related to a reflection on the hybrid nature of numerous current entities. Secondly, some exemplifying case studies of technological art that underlies such context are shown, e.g. Sociological Games and Drone art.
A sociedade global contemporânea não se mostra apenas intercultural, mas também móvel. Por um lado, uma pluralidade de atores sociais origina-se em diferentes sociedades (cidadãos, turistas e imigrantes). Por outro lado, muitos deles são económica e geograficamente móveis, o que reforça a tendência para a hibridação das respetivas culturas. Além disso, tais processos sociais são cada vez mais empreendidos usando dispositivos tecnológicos, como os telemóveis e os drones. Este último aparelho e instrumento sócio-cultural está a tornar-se tão ubíquo e omnipresente, que nos encontramos a entrar numa sociedade e cultura globais não apenas supervisionada pela Internet, mas principalmente por drones, ou seja, uma realidade/sociedade drónica. O presente texto tem como objetivo discutir alguns processos e arenas sociais e culturais, onde tais transformações acontecem, e dar alguns exemplos de obras de arte concretas que representam ou apresentam tais questões. Para este fim, em primeiro lugar, são discutidas a sociedade, cultura e artes móveis contemporâneas, e relacionadas com uma reflexão sobre a natureza híbrida de numerosas entidades atuais. Em segundo lugar, alguns exemplos de estudos de caso de arte tecnológica que sustentam tal contexto são apresentados, por exemplo, os jogos sociológicos e a arte drone.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79347
ISBN978-1-4503-7250-3
DOI10.1145/3359852.3359879
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CA_AndradePedro_2019_DroneArt_Artech2019.pdf24,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID