Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79456

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTeixeira, Josépor
dc.date.accessioned2022-09-07T16:55:41Z-
dc.date.available2022-09-07T16:55:41Z-
dc.date.issued2022-08-
dc.identifier.citationTeixeira, José (2022). Cinema e linguagem(ns): o ambíguo e o equívoco como o fundamento da comunicação humana em Being There, de Hal Ashby, Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 2022, v. 22, n. 2, p. 300-317.por
dc.identifier.issn1676-0786por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79456-
dc.description.abstractAo se considerar as componentes do cinema, pode-se dizer que ele é, talvez, a forma artística mais completa de comunicação, uma vez que alia, essencialmente, as componentes imagem, música e linguística. O flme Being Tere – Muito Além do Jardim, no Brasil, e Bem-Vindo Mr. Chance, em Portugal –, de Hal Ashby, de 1979, aborda precisamente a dimensão linguística, questionando: em que medida as nossas interações linguísticas não se baseiam em equívocos de interpretação? O flme, que é baseado no romance homônimo de Jerzy Kosiński, assenta-se em uma estrutura diegética que evidencia questões relativas aos equívocos no uso da linguagem verbal e ao papel de fenômenos como a polissemia e a metáfora nesses equívocos e nas interações linguísticas. Este texto procura analisar, através do jardineiro Chance e das suas interações com as demais personagens, sobretudo no nível da comunicação linguística, como o flme apresenta a relação entre os quadros cognitivos pessoais que nos constroem enquanto indivíduos humanos e a forma como eles são expressos pela linguagem verbal, principalmente no processo metafórico. Além disso, o artigo examina como é possível que quadros de descodifcação completamente díspares e equivocados funcionem em universos paralelos de interpretação.por
dc.description.abstractConsidering all its elements, cinema is perhaps the most complete artistic form of communication since it simultaneously encapsulates visual, musical, and linguistic components. Hal Ashby’s flm, Being there, precisely addresses this linguistic dimension by asking: to which extent are our linguistic interactions grounded upon misunderstandings? The film, based on the novel of the same title by Jerzy Kosiński, is grounded in a diegetic structure that addresses issues of misinterpretation in verbal language and the role of phenomena such as polysemy and metaphor in these misunderstandings and various linguistic interactions. Tis text attempts to analyze, by following the character of Chance (the gardener) and his interactions with the remaining characters, especially on a linguistic level, how the flm introduces the relationship of personal cognitive frameworks that construct us as human individuals and how these are expressed by the verbal language, especially by the metaphorical process. Finally, the study examined how utterly unequal and misleading frameworks may still work in parallel universes of interpretation.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Gerais (UFMG)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectCinemapor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectAmbiguidadepor
dc.subjectFilme Being Terepor
dc.subjectMuito Além do Jardimpor
dc.subjectBem-Vindo Mr. Chancepor
dc.subjectMetaphorpor
dc.subjectAmbiguitypor
dc.subjectBeing There filmpor
dc.subjectMuito Além do Jardimpor
dc.subjectBem-Vindo Mr. Chancepor
dc.titleCinema e linguagem(ns): o ambíguo e o equívoco como o fundamento da comunicação humana em Being There, de Hal Ashbypor
dc.title.alternativeFilm and Language(s): the Ambiguous and the Misunderstanding as the Foundation of Human Communication in Being There, by Hal Ashbypor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.scielo.br/j/rbla/a/gFtSdYCkZbVNhWXjyWmSWCr/?lang=ptpor
oaire.citationStartPage300por
oaire.citationEndPage317por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume22por
dc.identifier.eissn1984-6398por
dc.identifier.doi10.1590/1984-6398202216552por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
sdum.journalRevista Brasileira de Linguística Aplicadapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cinema e linguagem(ns).pdf405,54 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID