Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79628

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Sílviapor
dc.contributor.advisorRuão, Teresapor
dc.contributor.advisorCastro, António Vieira depor
dc.contributor.authorFernandes, Joana Gândarapor
dc.date.accessioned2022-09-22T08:08:14Z-
dc.date.available2022-09-22T08:08:14Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.date.submitted2022-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79628-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Humanidades Digitaispor
dc.description.abstractOs alunos do ensino secundário veem as ciências como um assunto interessante e os cientistas como pessoas inestimáveis e, embora tenham uma perceção da ciência considerável, ainda mostram um entendimento público da ciência redutor. Assim, este projeto pretende promover uma maior familiarização com a ciência junto a esta comunidade de estudantes, através do desenvolvimento de uma visita virtual 360º ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, ou INL, e tentar perceber se estes tipos de métodos interativos podem motivar os estudantes a seguir áreas científicas e tecnológicas na sua carreira académica. Para concretizar este propósito, foi realizada pesquisa em Comunicação de Ciência e Comunicação Estratégica de Ciência, aprofundando-se na execução de um Plano Estratégico de Comunicação Científica, plano este que auxiliou na elaboração de um plano de comunicação para este projeto. Para avaliar se a visita virtual é um dispositivo benéfico para a comunicação científica, foi criado um documento em Google Forms, com dois questionários dirigidos a uma amostra do público-alvo, alunos que frequentam do 8º ao 11º ano. Os resultados foram analisados, o que nos permitiu concluir que métodos inovadores e interativos de comunicação científica são atrativos e capazes de motivar os alunos mais jovens para os campos científicos.por
dc.description.abstractHigh school students view science as an interesting subject, and scientists as invaluable people, and although they have a considerable perception of science, they still show a reductive public understanding of science. Thus, this project aims to promote a greater familiarization with science within this community of students, by developing a 360º virtual visit to the International Iberian Nanotechnology Laboratory, or INL, and try to understand if such interactive methods can motivate students into pursuing scientific and technological areas in their academic career. To execute this purpose, research was conducted on Science Communication and Strategic Science Communication, delving deeper in the execution of a Strategic Science Communication plan, and this plan aided in designing a communication plan for this project. To assess if the virtual visit is a beneficial device for science communication, a document on Google Forms was created, with two questionnaires directed to a sample pool of the target audience, which consisted of students attending from the 8th to 11th grades. The results were analysed, which allowed us to conclude that innovative and interactive methods of science communication are attractive and motivate younger students to scientific fields.por
dc.language.isoengpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/9471 - RIDTI/PTDC%2FLLT-LIG%2F31113%2F2017/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectComunicação científicapor
dc.subjectComunicação estratégicapor
dc.subjectComunicação para públicos mais jovenspor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectVisita virtualpor
dc.subjectScience communicationpor
dc.subjectStrategic communicationpor
dc.subjectCommunication to younger audiencespor
dc.subjectEngagement with sciencepor
dc.subjectVirtual tourpor
dc.titleScience communication: a strategic approach to the International Iberian Nanotechnology Laboratorypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203031202por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Letras e Ciências Humanaspor
dc.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Sofia Gandara Fernandes.pdf3,85 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID