Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79706

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.editorSarmento, Manuel Jacintopor
dc.contributor.editorCerisara, Ana Beatrizpor
dc.date.accessioned2022-09-26T15:44:21Z-
dc.date.available2022-09-26T15:44:21Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationSarmento, Manuel Jacinto e Cerisara, Ana Beatriz (Coord.) (2004). Crianças e miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto. Asa.por
dc.identifier.isbn978-972-413-604-2por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79706-
dc.description.abstractCrianças e Miúdos é um título apenas aparentemente redundante. A mesma língua que nos une encontra formas de designação distintas para os mesmos referentes. Se, em Portugal, os miúdos são a forma terna de designar crianças, no Brasil – sobretudo em algumas das suas regiões – os guris ou os moleques ocupam numa linguagem dos afetos o espaço próprio da designação de seres humanos de uma geração onde tanto se concentram as esperanças da humanidade quanto se exprime o pathos de uma condição social marcada tão acentuadamente pela dor e pela exclusão. Os capítulos deste livro tratam de dois temas que se cruzam: as crianças e a educação. O sentido desse cruzamento – expresso na reflexão conduzida sobre os mundos sociais e culturais da infância, sobre a edificação das políticas educativas, sobre a organização da atividade pedagógica e sobre as ações e representações das crianças – reside no resgate da criança como acor social concreto, para além do ofício de aluno, e na perspetiva da ação educativa no jardim-de-infância ou na pré-escola (uma vez mais, as palavras que nos unem e se dividem…) ou no ensino básico ou fundamental, como um campo de possibilidades, uma pólis de afirmação cidadã, para além da instituição constrangida pela norma social e por isso constrangedora.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Asapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleCrianças e miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educaçãopor
dc.typebookpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage256por
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
sdum.bookTitleCrianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educaçãopor
oaire.citationEditionpor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
dc.subject.odsIgualdade de géneropor
dc.subject.odsReduzir as desigualdadespor
dc.subject.odsPaz, justiça e instituições eficazespor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CRIANÇA E MIÚDOS(2).PDF1,16 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID