Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79706
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.editor | Sarmento, Manuel Jacinto | por |
dc.contributor.editor | Cerisara, Ana Beatriz | por |
dc.date.accessioned | 2022-09-26T15:44:21Z | - |
dc.date.available | 2022-09-26T15:44:21Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | Sarmento, Manuel Jacinto e Cerisara, Ana Beatriz (Coord.) (2004). Crianças e miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto. Asa. | por |
dc.identifier.isbn | 978-972-413-604-2 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/79706 | - |
dc.description.abstract | Crianças e Miúdos é um título apenas aparentemente redundante. A mesma língua que nos une encontra formas de designação distintas para os mesmos referentes. Se, em Portugal, os miúdos são a forma terna de designar crianças, no Brasil – sobretudo em algumas das suas regiões – os guris ou os moleques ocupam numa linguagem dos afetos o espaço próprio da designação de seres humanos de uma geração onde tanto se concentram as esperanças da humanidade quanto se exprime o pathos de uma condição social marcada tão acentuadamente pela dor e pela exclusão. Os capítulos deste livro tratam de dois temas que se cruzam: as crianças e a educação. O sentido desse cruzamento – expresso na reflexão conduzida sobre os mundos sociais e culturais da infância, sobre a edificação das políticas educativas, sobre a organização da atividade pedagógica e sobre as ações e representações das crianças – reside no resgate da criança como acor social concreto, para além do ofício de aluno, e na perspetiva da ação educativa no jardim-de-infância ou na pré-escola (uma vez mais, as palavras que nos unem e se dividem…) ou no ensino básico ou fundamental, como um campo de possibilidades, uma pólis de afirmação cidadã, para além da instituição constrangida pela norma social e por isso constrangedora. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Edições Asa | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | Crianças e miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação | por |
dc.type | book | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 256 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
sdum.bookTitle | Crianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação | por |
oaire.citationEdition | 1ª | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
dc.subject.ods | Igualdade de género | por |
dc.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
dc.subject.ods | Paz, justiça e instituições eficazes | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRIANÇA E MIÚDOS(2).PDF | 1,16 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |