Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80241
Título: | Educação e convergência: percepções e práticas dos jovens de escolas públicas brasileiras em relação aos média e o seu potencial para leituras transmédia |
Autor(es): | Faria, Eduardo Andrade, José Gabriel |
Palavras-chave: | Comunicação e educação Narrativa transmédia Jornalismo transmédia Processos comunicacionais Linguagens mediáticas |
Data: | Out-2022 |
Editora: | Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) |
Citação: | Faria, E; Andrade, J.G (2022, Outubro). Educação e convergência: percepções e práticas dos jovens de escolas públicas brasileiras em relação aos média e o seu potencial para leituras transmédia. In Giovandro Marcus Ferreira, Maria do Carmo Silva Barbosa e Norma Maria Meireles Macedo Mafaldo (Eds.), Anais do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, João Pessoa, 5 a 9 de outubro de 2022 (1-15). São Paulo: Intercom. |
Resumo(s): | Os jovens têm papel importante no combate à desinformação, em especial no Brasil, em que a população abaixo dos 30 anos representa mais de 42% da população. A relação entre o jovem e os média demandam novas formas de pedagogia de ensino que possam promover diferentes níveis de literacia4, que consideram os aspectos da convergência e do transmédia. Neste sentido, a educação escolar pode ser o caminho para despertar nos jovens novos saberes sobre os média e o combate à desinformação. Esta pesquisa evidencia alguns dados, extraídos da pesquisa de Mestrado em Ciências da Comunicação, e teve como objetivo averiguar às percepções, hábitos e práticas dos estudantes em relação aos média de comunicação, informação e tecnologias, que podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades e novas literacia para leituras transmediáticas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80241 |
ISBN: | 2175-4683 |
Versão da editora: | https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2022/index.html |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |