Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80311
Título: | O papel dos componentes da fluência na identificação do risco na leitura |
Outro(s) título(s): | The hole of fluency components in the identification of reading risk |
Autor(es): | Capitelli, Daniele Ruiz |
Orientador(es): | Ribeiro, Iolanda |
Palavras-chave: | Fluência Risco na leitura Velocidade Precisão Prosódia Fluency Reading risk Speed Accuracy Prosody |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | A fluência é considerada um aspeto fundamental da leitura e as avaliações a ela relacionadas são
utilizadas para decidir quais mudanças de instruções educacionais serão implementadas. A
identificação atempada de alunos nesta categoria é uma área de investigação de extrema
relevância, uma vez que as dificuldades iniciais de leitura tendem a ser mantidas ou ampliadas
com a progressão da escolaridade. O objetivo principal deste estudo foi identificar em que medida
o número de palavras lidas corretamente por minuto versus a prosódia permite identificar com
maior precisão os alunos em risco na leitura. A amostra foi composta por 73 alunos do 2º ano de
escolaridade, dos quais 13 pertencem ao grupo de alunos “em risco” na leitura e 60 ao grupo
“sem risco”. Foram administrados o Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura-
Narrativo, e o Teste de Avaliação da Fluência e Precisão em Leitura «O Rei». A Escala de Fluência
de Leitura em Espanhol foi utilizada para avaliar a prosódia. De acordo com os resultados obtidos
com aplicação das curvas ROC, a identificação atempada de alunos em risco pode ser igualmente
predita através do número médio de palavras lidas corretamente e o índice de prosódia total. Os
resultados são discutidos analisando-se as implicações dos mesmos para a identificação dos
alunos em risco na leitura. Fluency is considered a fundamental aspect of reading and related assessments are used to decide which educational instructions changes will be implemented. The timely identification of students in this category is an extremely relevant research area, since initial reading difficulties tend to be maintained or increased with schooling progression. The main objective of this study was to identify in which extension the number of words correctly read per minute versus the prosody allows to identify more accurately students at risk of reading. The sample was made up of 73 students from the second grade, 13 of which belong to the group of students "at risk" of reading and 60 to the group "without risk". The Comprehension Text Test in Narrative Reading Mode and the Fluency Test and Accuracy in Reading «O Rei», were administered. The Spanish Reading Fluency Scale was used to assess prosody. According to the results obtained with the application of the ROC curves, the timely identification of students at risk can also be predicted through the average number of words read correctly and the total prosody index. The results are discussed by analyzing their implications for the identification of students at risk of reading. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80311 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Daniele_Capitelli.pdf | 327,46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons