Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80514

TítuloCursos técnicos superiores profissionais: as escolhas e expetativas dos estudantes
Outro(s) título(s)Higher technical professional courses: students' choices and expectations
Autor(es)Almeida, Leandro S.
Cruz, Carla
Palavras-chaveEnsino superior
Novos públicos
Massificação
Formação profissional técnica
Higher education
New publics
Massification
Professional technical training
DataMar-2022
EditoraOpen Access Publishing
RevistaRevista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde
Resumo(s)Os cursos técnicos superiores profissionais (ciclo curto de estudos não conducente a grau académico) constituem a mais recente oferta introduzida no Ensino Superior em Portugal. Esta oferta formativa coloca a ênfase na aquisição de competências para ser bem-sucedido no desempenho profissional, antecipando-se o seu contributo claro para o desenvolvimento vocacional e de carreira dos jovens que os frequentam. Por outro lado, esta oferta formativa vai em linha com as políticas públicas de aumento da diversificação de formações no ES e, também, da diversificação dos estudantes. Neste artigo, caracteriza-se esta oferta formativa e tentamos conhecer as motivações e expectativas que sustentam a escolha dos estudantes que optam por este percurso formativo. Para além disto, tenta-se sinalizar alguns desafios que estes estudantes colocam às instituições, a par da identificação de medidas de intervenção junto aos estudantes para apoio à sua integração e sucesso académico, igualmente importa formar os professores do ES para saberem identificar e apoiarem expectativas profissionalizantes dos seus estudantes, ao mesmo tempo que a planificação do currículo e das aulas deve, de igual modo, atender às suas formas de aprender procurando que os esforços de democratização do acesso se estendam ao sucesso na formação e conclusão das formações.
Professional higher education technical courses (short cycle of studies not leading to an academic degree) are the most recent offer introduced in Higher Education in Portugal. This training emphasizes the acquisition of skills to be successful in professional performance, anticipating its clear contribution to the vocational and career development of the young people who attend them. On the other hand, this training offer is in line with public policies to increase the diversification of training in HE and also the diversification of students. In this paper, this training offer is characterized and the motivations and expectations that support the choice of students by this training option are analyzed. In addition, we try to point out some challenges that these students pose to institutions, along with the identification of intervention measures to support their integration and academic success, it is also important to train ES teachers to know how to identify and support students´ expectations. While planning of the curriculum and classes must, likewise, they must take into account students´ learning strategies, ensuring that efforts to democratize access extend to success in training and completion of training.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80514
ISSN2182-7591
Versão da editorahttp://www.revistaepsi.com
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ano11-Volume1-Artigo11.pdf347,01 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID