Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80571

TítuloCombater preconceitos através de aprendizagem ativa e multimodal
Autor(es)Mina, Isabel Aguiar Pinto
Cavalcante, Ana Clara
Carvalho, Melyssa
Nobre, Alexandra
Fernandes, Elisabete
Palavras-chaveLobo ibérico
Aprendizagem multimodal
Comunicação de Ciência
Educação ambiental
Data2022
Resumo(s)A preservação do meio ambiente e dos habitats naturais é fundamental à sustentabilidade do planeta e à Vida na Terra. A Biologia estuda a vida e a natureza sendo atribuída aos biólogos, uma responsabilidade acrescida na defesa do meio ambiente. Na Unidade Curricular de Laboratórios de Biologia (licenciatura em Biologia Aplicada - UMinho) adotou-se uma metodologia de aprendizagem ativa recorrendo a estratégias multimodais. Os estudantes foram desafiados a explorar técnicas e equipamentos para investigação em dada área da Biologia, para desconstrução da complexidade dos métodos usados. Seguindo os princípios da missão NERD (Nanotechnology Education and Research Demonstrations) do Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL), a comunicação do que aprenderam foi feita de forma simples, incidindo sobre problemáticas globais e apelando a valores fundamentais. Um dos projetos apresentados foi sobre a preservação do lobo ibérico ("Canis lupus signatus"), subespécie endémica da Península Ibérica que, em Portugal se encontra “em perigo” e em Espanha, uma pequena população de lobos já está “em perigo crítico”. A equipa fez pesquisa aprofundada para responder às questões, “Como é que o lobo ibérico se distingue de outros lobos?” e “Como se estudam as populações destes mamíferos?” A aquisição de conhecimentos sobre as metodologias usadas em investigação para a conservação do lobo ibérico conduziu à elaboração de um vídeo e à criação de um livro ilustrado para crianças. O livro, intitulado “Quem tem medo do lobo mau?”, encontra-se em processo de revisão. Pretende-se que a sua edição ajude a desmistificar ideias preconcebidas associadas ao lobo, auxilie programas para a sua proteção e venha, assim, a contribuir para a conservação deste carnívoro. A metodologia de aprendizagem praticada veio evidenciar a importância de trabalhar a humanização do conhecimento na sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes como agentes de mudança na nossa sociedade.
TipoComunicação oral
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80571
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DBio - Comunicações/Communications in Congresses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mina et al SciComPt 2022 resumo.pdfResumo112,43 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mina et al ScinComPt 2022 apresentacao.pdf
Acesso restrito!
Apresentação3,72 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID