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TítuloMontes sacros na pré-história e na proto-história. O caso do Monte do Côto de Sabroso, Guimarães, Noroeste de Portugal
Outro(s) título(s)“Sacred” hills in prehistory and protohistory. The case of Monte do Côto de Sabroso, Guimarães, Northwest of Portugal
Autor(es)Cardoso, Daniela
Bettencourt, Ana M. S.
Coutinho, Luís Manuel
Marinho, Diogo
Afonso, Bruna
Magalhães, Teresa
Abreu, David
Iliadis,, Giorgos
Palavras-chaveMonte do Côto de Sabroso
Noreste de Portugal
Arte rupestre
Monte sacro?
Rock art
Sacro Mount?
Data2020
CitaçãoCardoso, D.; Bettencourt A.M.S.; Coutinho, L.; Marinho, D.; Afonso, B., Magalhães, T., Abreu, D.; Gonçalves, D., Illiadis, I. (2020). “Montes Sacros na pré-história: O caso do Monte do Côto de Sabroso, Guimarães, Noroeste de Portugal”. In Santuários 2020, Caderno de Artigos. V Congresso Santuários, Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 201-210, edição online, disponível em http:// santuarios.net.
Resumo(s)O Monte do Côto de Sabroso situa-se no topo de um esporão montanhoso sobranceiro ao vale do Ave. Os primeiros estudos arqueológicos neste monte reportamse a Sarmento, que aí realiza escavações mencionando a existência de arte rupestre. No séc. XXI algumas desses afloramentos gravados foram relocalizados. São compostos principalmente por motivos inseríveis na Arte Atlântica, gravados entre o 4º e o 3º milénios a.C., mas também por podomorfos e equídeos, considerados mais recentes. Nesse sentido, o Côto de Sabroso pode ser considerado um lugar com uma longa biografia, materializada através da gravação de novos símbolos que lhe incorporam novas narrativas, num processo de reordenação e reinterpretação do mundo.
Monte do Côto de Sabroso is located at the top of a mountainous spur overlooking the Ave valley. This hill’s first archaeological studies were conducted by Sarmento, which carried out excavations on this site, acknowledging the existence of rock art. In the 21st century some of these engraved outcrops were relocated. They are composed mainly of motifs inserted in the Atlantic Art, recorded between the 4th and 3rd millennium BC, but also composed of later depictions, such as footprints and horses. In this sense, Côto de Sabroso can be considered a place with a long biography, materialized through the recording of new symbols that incorporate new narratives, in a process of reordering and reinterpreting the world.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80596
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DH - Capítulos de Livros/Book Chapters

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