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TítuloAutismo e desenvolvimento de carreira: eficácia e impacto de uma intervenção com pais
Outro(s) título(s)Autism and career development: effectiveness and impact of a parent intervention
Autor(es)Carvalho, Marisa Andrea Magalhães Ferreira de
Orientador(es)Silva, Ana Daniela Santos Cruzinha Soares
Palavras-chaveAutismo
Autoeficácia
Intervenção com pais
Teoria Sociocognitiva da Carreira
Autism
Self-efficacy
Intervention with parents
Sociocognitive Career Theory
Data17-Jun-2022
Resumo(s)A educação para a carreira envolvendo programas de intervenção para pais promove resultados vocacionais positivos, pela melhoria das crenças de autoeficácia e autodeterminação dos filhos. Este estudo visa desenhar uma intervenção de carreira com pais de crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e avaliar o impacto que a mesma tem nas crenças de autoeficácia de carreira dos filhos. Participarão 13 crianças e jovens que frequentam as Unidades Especializadas de apoio ao Autismo, dum Agrupamento de Escolas do Norte do país. Serão alvo da intervenção 13 Encarregadas de educação, com idades compreendidas entre os 28 e os 50 anos. Serão aplicados o Questionário de Avaliação de Crenças e Atitudes relativas ao Desenvolvimento de Carreira dos Filhos (pré e pós-teste), para pais; Questionário de Autoeficácia para Crianças; Questionário de Avaliação do Impacto e Questionário de Avaliação da Intervenção, para pais. Espera-se um impacto positivo nas práticas parentais e por conseguinte na autoeficácia de carreira e autodeterminação dos filhos. Os resultados permitirão reforçar a linha de investigação que se dedica a perceber o papel da família e a sua importância no desenvolvimento de carreira de crianças e jovens com autismo.
Career education involving intervention programs for parents promote positive vocational outcomes by improving children's self-determination and efficacy beliefs. This study aims to plan a career intervention with parents of children and young people with Autism Spectrum Disorder (ASD) and to assess the impact it has on their children's career self-efficacy beliefs. 13 children and young people who attend the Specialized Support Units for Autism, from a group of schools in the North of the country will participate. 13 Parents, aged between 28 and 50, will be the target of the intervention. The Questionnaire for the Assessment of Beliefs and Attitudes regarding the Career Development of Children (pre and post-test); Self-Efficacy Questionnaire for Children; Impact Assessment Questionnaire and Intervention Assessment Questionnaire will be applied to parents. A positive impact is expected on parenting practices and, therefore, on their children's career self-efficacy and self-determination. The results will reinforce the line of research dedicated to understanding the role of the family and its importance in the career development of children and young people with autism.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Temas de Psicologia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81227
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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