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https://hdl.handle.net/1822/81364
Título: | A intenção empreendedora em estudantes universitários: um estudo com alunos de engenharia da Universidade do Minho |
Outro(s) título(s): | Entrepreneurial intention in university students: a study with engineering students at the University of Minho |
Autor(es): | Silva, Cláudia Patrícia Freitas Vieira da |
Orientador(es): | Vieira, Filipa D. Rodrigues, Cristina Maria Santos |
Palavras-chave: | Empreendedorismo Intenção empreendedora Motivação empreendedora Estudantes universitários Engenharia Entrepreneurship Entrepreneurial intention Entrepreneurial motivation University students Engineering |
Data: | 3-Ago-2022 |
Resumo(s): | O conceito de empreendedorismo é muito complexo, pois o seu conteúdo pode variar consoante a
localização e o autor, isto devido às fortes contribuições oriundas da psicologia e da sociologia que o
termo empreendedorismo recebeu. Na prática o empreendedorismo é definido como o processo pelo
qual os indivíduos iniciam e desenvolvem os seus negócios. É um fenómeno complexo que envolve o
empreendedor, a empresa e o cliente. Existe uma crescente preocupação em promover o
empreendedorismo, com vários países, incluindo Portugal, motivados e “open-minded” às ideias de
negócio e ao aparecimento de programas de apoio aos empreendedores, para fomentar a criação e
consolidação de iniciativas inovadoras. A definição da dissertação surgiu de dois objetivos: em primeiro
lugar conhecer o perfil empreendedor dos estudantes de engenharia da Universidade do Minho e em
segundo lugar, avaliar o efeito da educação para o empreendedorismo na intenção empreendedora
sugerido pelo artigo de Barba-Sánchez e Atienza-Sahuquillo (2018). Nesse sentido, foi desenvolvido um
questionário designado por Projeto Estudo IEENG, posteriormente implementado junto de estudantes de
Engenharia da Universidade do Minho entre abril e maio de 2021. No estudo participaram 328
estudantes de engenharia da Universidade do Minho. Este trabalho de investigação permitiu concluir
que, contrariamente aos resultados obtidos no artigo base de Barba-Sánchez e Atienza-Sahuquilo (2018),
não foram encontradas evidências do papel da educação para o empreendedorismo na intenção
empreendedora. Na presente dissertação, conclui-se que a intenção empreendedora destes estudantes
de engenharia é determinada pelo Índice de preferência por negócio próprio, e de dois fatores
motivacionais: a necessidade de reconhecimento e a necessidade de autoafirmação manifestadas pelo
estudante. The concept of entrepreneurship is very complex, as its content may vary depending on the location and the author, this due to the strong contributions from psychology and sociology that the term entrepreneurship has received. In practice, entrepreneurship is defined as the process by which individuals start and develop their businesses. It is a complex phenomenon that involves the entrepreneur, the company and the customer. There is a growing concern to promote entrepreneurship, with several countries, including Portugal, motivated and “open-minded” to business ideas and the emergence of support programs for entrepreneurs, to encourage the creation and consolidation of innovative initiatives. The definition of the dissertation arose from two objectives: firstly, to know the entrepreneurial profile of engineering students at the University of Minho and secondly, to evaluate the effect of entrepreneurship education on entrepreneurial intention suggested by the article by Barba-Sánchez and Atienza- Sahuquillo (2018). In this sense, a questionnaire called the IEENG Study Project was developed, later implemented with engineering students at the University of Minho between April and May 2021. 328 engineering students from the University of Minho participated in the study. This research work allowed us to conclude that, contrary to the results obtained in the base article by Barba-Sánchez and Atienza-Sahuquilo (2018), no evidence was found of the role of entrepreneurship education in entrepreneurial intention. In the present dissertation, it is concluded that the entrepreneurial intention of these engineering students is determined by the preference index for their own business, and by two motivational factors: the need for recognition and the need for self-affirmation expressed by the student. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (especialização em Gestão Industrial) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/81364 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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