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TítuloA intenção empreendedora em estudantes universitários: um estudo com alunos de engenharia da Universidade do Minho
Outro(s) título(s)Entrepreneurial intention in university students: a study with engineering students at the University of Minho
Autor(es)Silva, Cláudia Patrícia Freitas Vieira da
Orientador(es)Vieira, Filipa D.
Rodrigues, Cristina Maria Santos
Palavras-chaveEmpreendedorismo
Intenção empreendedora
Motivação empreendedora
Estudantes universitários
Engenharia
Entrepreneurship
Entrepreneurial intention
Entrepreneurial motivation
University students
Engineering
Data3-Ago-2022
Resumo(s)O conceito de empreendedorismo é muito complexo, pois o seu conteúdo pode variar consoante a localização e o autor, isto devido às fortes contribuições oriundas da psicologia e da sociologia que o termo empreendedorismo recebeu. Na prática o empreendedorismo é definido como o processo pelo qual os indivíduos iniciam e desenvolvem os seus negócios. É um fenómeno complexo que envolve o empreendedor, a empresa e o cliente. Existe uma crescente preocupação em promover o empreendedorismo, com vários países, incluindo Portugal, motivados e “open-minded” às ideias de negócio e ao aparecimento de programas de apoio aos empreendedores, para fomentar a criação e consolidação de iniciativas inovadoras. A definição da dissertação surgiu de dois objetivos: em primeiro lugar conhecer o perfil empreendedor dos estudantes de engenharia da Universidade do Minho e em segundo lugar, avaliar o efeito da educação para o empreendedorismo na intenção empreendedora sugerido pelo artigo de Barba-Sánchez e Atienza-Sahuquillo (2018). Nesse sentido, foi desenvolvido um questionário designado por Projeto Estudo IEENG, posteriormente implementado junto de estudantes de Engenharia da Universidade do Minho entre abril e maio de 2021. No estudo participaram 328 estudantes de engenharia da Universidade do Minho. Este trabalho de investigação permitiu concluir que, contrariamente aos resultados obtidos no artigo base de Barba-Sánchez e Atienza-Sahuquilo (2018), não foram encontradas evidências do papel da educação para o empreendedorismo na intenção empreendedora. Na presente dissertação, conclui-se que a intenção empreendedora destes estudantes de engenharia é determinada pelo Índice de preferência por negócio próprio, e de dois fatores motivacionais: a necessidade de reconhecimento e a necessidade de autoafirmação manifestadas pelo estudante.
The concept of entrepreneurship is very complex, as its content may vary depending on the location and the author, this due to the strong contributions from psychology and sociology that the term entrepreneurship has received. In practice, entrepreneurship is defined as the process by which individuals start and develop their businesses. It is a complex phenomenon that involves the entrepreneur, the company and the customer. There is a growing concern to promote entrepreneurship, with several countries, including Portugal, motivated and “open-minded” to business ideas and the emergence of support programs for entrepreneurs, to encourage the creation and consolidation of innovative initiatives. The definition of the dissertation arose from two objectives: firstly, to know the entrepreneurial profile of engineering students at the University of Minho and secondly, to evaluate the effect of entrepreneurship education on entrepreneurial intention suggested by the article by Barba-Sánchez and Atienza- Sahuquillo (2018). In this sense, a questionnaire called the IEENG Study Project was developed, later implemented with engineering students at the University of Minho between April and May 2021. 328 engineering students from the University of Minho participated in the study. This research work allowed us to conclude that, contrary to the results obtained in the base article by Barba-Sánchez and Atienza-Sahuquilo (2018), no evidence was found of the role of entrepreneurship education in entrepreneurial intention. In the present dissertation, it is concluded that the entrepreneurial intention of these engineering students is determined by the preference index for their own business, and by two motivational factors: the need for recognition and the need for self-affirmation expressed by the student.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial (especialização em Gestão Industrial)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81364
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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