Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81379

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamos, Altinapor
dc.contributor.authorSilva, Mónica Alexandra Sá epor
dc.date.accessioned2022-12-27T10:49:10Z-
dc.date.available2022-12-27T10:49:10Z-
dc.date.issued2022-10-13-
dc.date.submitted2022-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/81379-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Tecnologia Educativa)por
dc.description.abstractA sociedade plural e multicultural, num mundo globalizado e cada vez mais digital, exige cidadãos críticos e reflexivos, capazes de responder aos desafios do dia-a-dia. A escola tem um papel fulcral na formação destes cidadãos, devendo fomentar nos alunos o desenvolvimento de capacidades digitais e de competências relacionadas com o Pensamento Crítico que lhes permitam ser interventivos, reflexivos e audazes. A presente investigação pretende desenvolver o pensamento crítico de um grupo de crianças do quarto ano de escolaridade, recorrendo a tecnologias digitais. A questão impulsionadora deste projeto é “Qual o contributo do WhatsApp e do Microsoft Teams para o desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do quarto ano de escolaridade?”. A partir desta questão-problema foram formuladas quatro questões de investigação: i) Quais as implicações das TIC no desenvolvimento do pensamento crítico?; ii) Como promover o pensamento crítico através do WhatsApp e do Microsoft Teams?; iii) Quais as vantagens e as desvantagens do uso do WhatsApp e do Microsoft Teams no desenvolvimento do pensamento crítico de crianças do quarto ano?; iv) Que outras aplicações podem auxiliar o desenvolvimento do pensamento crítico? O presente estudo desenvolveu-se segundo uma abordagem qualitativa, em particular a metodologia de estudo de caso. Realizou-se numa escola do concelho de Braga, numa turma do quarto ano de escolaridade, constituída por 28 alunos. Durante a investigação, após algum tempo de uso do WhatsApp e perante a obrigatoriedade do ensino à distância devido ao confinamento provocado pela Covid-19, os alunos começaram a ter aulas através do Microsoft Teams, pelo que a recolha de dados passou a ser feita através desta plataforma digital. Durante a recolha de dados utilizou-se a observação direta, a entrevista e o questionário. De seguida, os dados foram organizados e procedeu-se à sua análise temática. Os resultados obtidos revelam que a utilização de meios digitais motivou os alunos para a aprendizagem e contribuiu para o desenvolvimento do seu pensamento crítico, facilitando a cooperação, incitando o debate, desenvolvendo a autonomia e incentivando a tomada de decisões. No entanto, os resultados revelaram também limitações para a aprendizagem, principalmente no uso do WhatsApp, e algumas consequências negativas do uso excessivo de meios digitais na educação, como a desconcentração, o cansaço ou a impossibilidade de uma supervisão próxima por parte da docente. Mesmo assim, o uso das tecnologias digitais ao serviço da aprendizagem parece trazer mais vantagens do que desvantagens, permitindo que a escola se expanda no tempo e no espaço.por
dc.description.abstractThe plural and multicultural society, in a globalized and increasingly digital world, requires critical and reflective citizens able to respond to the everyday challenges. Schools have a paramount role in the education of these citizens and they should foster in students the development of digital skills and competences related to Critical Thinking that allows them to be interventional, reflective and bold. The present investigation intends to develop the critical thinking of a group of children in year 4, using digital technologies. The driving force behind this project is “What is the contribution of WhatsApp and Microsoft Teams to the development of critical thinking in fourth grade students?”. From this question-problem, four research questions were formulated: i) What are the implications of ICT in the development of critical thinking?; ii) How to promote critical thinking through WhatsApp and Microsoft Teams?; iii) What are the advantages and disadvantages of using WhatsApp and Teams in the development of children's critical thinking? iv) What other applications can help in the development of critical thinking? The present study was developed according to a qualitative approach, in particular the case study methodology. It took place in a school in the municipality of Braga, in a class from Year 4, consisting of 28 students. During the investigation, after using WhatsApp for some time and because of the mandatory distance learning system due to the confinement caused by Covid-19, students started taking classes through Microsoft Teams, whereby data collection started to be done through this digital platform. During data collection, direct observation, interviews and questionnaires were used. Then, the data was organized and its thematic analysis was carried out. The results reveal that the use of digital media motivated students to learn and contributed to the development of their critical thinking, facilitating cooperation, inciting debate, developing autonomy and encouraging decision-making. However, the results also revealed limitations for learning, especially in the use of WhatsApp, and some negative consequences of the excessive use of digital media in education, such as distraction, fatigue or the impossibility of close supervision by the teacher. Even so, the use of digital technologies in the service of learning seems to bring more advantages than disadvantages, allowing school to expand in time and space.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectWhatsApppor
dc.subjectMicrosoft Teamspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCritical thinkingpor
dc.subjectLearningpor
dc.titleContributo do WhatsApp e do Microsoft Teams para o desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do quarto ano de escolaridade: um estudo de casopor
dc.title.alternativeContribution of WhatsApp and Microsoft Teams to the development of critical thinking in fourth grade students: a case studypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203076478por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Monica Alexandra Sa e Silva.pdf1,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID