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dc.contributor.authorCruz-Santos, Anabelapor
dc.contributor.authorEvans, Juliapor
dc.date.accessioned2023-01-16T10:06:46Z-
dc.date.available2023-01-16T10:06:46Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.isbn978-989-8753-70-0por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/81864-
dc.description.abstract[Exerto] A investigação internacional indica que aproximadamente 7% das crianças em idade pré-escolar e escolar apresentam perturbações do desenvolvimento da linguagem (American Psychiatric Association [APA], 2013). A Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) refere-se a um grupo de crianças que apresenta comprovadas dificuldades na aquisição e uso de algumas ou todas as componentes da linguagem (e.g., léxico, morfologia, sintaxe ou pragmática). Estas dificuldades ocorrem na ausência de qualquer etiologia conhecida como perda auditiva, perda visual, lesões cerebrais, dificuldade intelectual, Trissomia 21, Síndrome de William, ou perturbação do espectro do autismo (APA, 2013). Este estudo teve como finalidade a adaptação e validação de uma tarefa para o Portugês Europeu de forma a poder contribuir para uma avaliação mais precisa de alunos com estas características. Esta prova, centrada no processamento cognitivolinguístico tal como outras, tem sido descrita na literatura internacional como prova discriminante de crianças em idade escolar com e sem perturbações da linguagem apresentando valores de sensibilidade e especificidade elevados. Esta tarefa tem como objetivo avaliar as competências da linguagem tendo por base duas componentes: armazenamento e processamento ao nível da memória verbal de trabalho, e pretende avaliar a capacidade de reter e rechamar a informação linguística em tempo real. [...]por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educaçãopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleAnálise discriminante da tarefa de processamento da linguagem em português europeu (TPL-PE) emcrianças em idade escolar com e sem perturbação do desenvolvimento da linguagempor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage150por
oaire.citationEndPage160por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleDiversidade e educaçãoinclusiva: Instrumentos validadospor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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