Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/81991

TítuloDesenvolvimento de um modelo de avaliação de competências de gestão de projetos de engenharia
Autor(es)Souza, Mariane Cásseres
Orientador(es)Lima, Rui M.
Costa, Manuel João
Palavras-chaveGestão de projetos
Avaliação de competências
Competências focadas nas pessoas
Cenários
Rubricas
Project management
Competence evaluation
Competences focused on people
Scenarios
Rubrics
Data16-Dez-2022
Resumo(s)A gestão de projetos é considerada uma atividade de relação direta naquilo que são os resultados das organizações e preocupa-se com a aplicação de métodos, ferramentas, técnicas e competências para que o projeto possa atingir os objetivos. Do ponto de vista de competências de gestão de projetos, o Referencial de Competências Individuais (ICB) descreve as competências requeridas para os indivíduos que atuam na área. É no contexto destas competências de gestão de projetos, mais especificamente, nas competências focadas nas pessoas, por se tratarem de competências relevantes para o sucesso de projetos, que este trabalho está inserido. Embora existam modelos de avaliação de competências em diferentes áreas disciplinares, há uma manifesta escassez de modelos de avaliação que desenvolvam a avaliação, baseada em cenários, das competências focadas nas pessoas de gestão de projetos. A avaliação baseada em cenários possibilita representar situações relacionadas com as práticas profissionais da gestão de projetos e nesse sentido, permite avaliar as competências em contextos inspirados nos ambientes profissionais. Deste modo, neste projeto de investigação, desenvolveu-se um modelo de avaliação de competências focadas nas pessoas, baseado em cenários, para gestão de projetos de Engenharia. O modelo de avaliação de competências é composto por dois elementos fundamentais, nomeadamente: (1) cenários para avaliação de competências focadas nas pessoas, e (2) rubricas para avaliação de competências focadas nas pessoas. Esta investigação teve enfoque misto. As principais técnicas de coleta de dados foram inquéritos por questionários e narrativas. Os dados qualitativos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo, e os dados quantitativos, pela estatística descritiva, análise de fiabilidade e validade. O modelo de avaliação de competências foi aplicado, envolvendo profissionais e docentes da área de Gestão de Projetos. Como resultado, obteve-se um modelo de avaliação dinâmico e interativo, que promove reflexão e está alinhado com as práticas dos profissionais da área de gestão de projetos. Apresentou-se como um modelo eficaz para a avaliação das competências, focadas nas pessoas, de gestão de projetos. Uma das principais conclusões deste trabalho destaca a contribuição deste modelo para o âmbito profissional com diversas potencialidades de aplicação, nomeadamente em processos de recrutamento, aquisição de equipas, formação, certificação e distribuição/alocação de responsabilidades. Outro resultado aponta para a potencialidade de aplicação no âmbito acadêmico, como uma estratégia complementar a modelos de avaliação tradicionais. Para trabalho futuro, sugere-se o desenvolvimento de métodos de avaliação que sejam capazes de avaliar as demais competências requeridas pelos indivíduos que atuam na área de gestão de projetos.
Project management is considered an activity in direct relation to what are the results of organizations, and it is concerned with the application of methods, tools, techniques, and competences so that the project can achieve its objectives. From the point of view of project management competences, the Individual Competences Baseline (ICB) describes the competences required for individuals who work in the field. It is in the context of these competences of project management, more specifically, in the competences focused on people, that this work is placed. Although there are competence assessment models in different disciplinary areas, there is a clear scarcity of assessment models based on scenarios dedicated to the competences focused on project management people, which are essential for a competent execution and the basis for the success of the project. Scenario-based assessment makes it possible to represent situations related to professional project management practices and, in this sense, allows the assessment of competences in contexts inspired by professional environments.Thus, in this research project, a scenario-based assessment model of people-focused competences for Engineering project management was developed. The competence assessment model is composed of two key elements, namely: (1) scenarios for people-focused competence assessment, and (2) rubrics for people-focused competence assessment. This research had a mixed approach. The main data collection techniques were questionnaires and narratives. Qualitative data were analysed by the content analysis technique, and quantitative data by descriptive statistics, reliability, and validity analysis. The competence assessment model was applied, involving professionals and professors from the Project Management area. As a result, it was obtained a dynamic and interactive assessment model, which promotes reflection and is aligned with the practices of project management professionals. It presented itself as an effective model for the assessment of people-focused project management competences. One of the main conclusions of this work highlights the contribution of this model to the professional field with several potential applications, namely in recruitment processes, team acquisition, training, certification, distribution/allocation of responsibilities. Another result points to the potential for application in the academic sphere, as an alternative strategy to traditional assessment models. For future work, it is suggested the development of assessment models that for evaluation of the other competences required by individuals who work in project management.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Engenharia Industrial e de Sistemas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/81991
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CAlg - Teses de doutoramento/PhD theses
DPS - Teses de Doutoramento

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