Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82323

TítuloEfficient learning of sequential tasks for collaborative robots: a neurodynamic approach
Autor(es)Cunha, Ana Isabel Barros da
Orientador(es)Bicho, Estela
Sousa, Emanuel Augusto Freitas
Palavras-chaveCollaborative robots
Human-robot interaction
Learning from demonstration
Coordination of actions and sub-goals
Dynamic neural fields
Robôs colaborativos
Colaboração humano-robô
Aprendizagem por demonstração
Coordenação de ações e tarefas
Campos dinâmicos neuronais
Data3-Jul-2020
Resumo(s)In the recent years, there has been an increasing demand for collaborative robots able to interact and co operate with ordinary people in several human environments, sharing physical space and working closely with people in joint tasks, both within industrial and domestic environments. In some scenarios, these robots will come across tasks that cannot be fully designed beforehand, resulting in a need for flexibility and adaptation to the changing environments. This dissertation aims to endow robots with the ability to acquire knowledge of sequential tasks using the Programming by Demonstration (PbD) paradigm. Concretely, it extends the learning models - based on Dynamic Neural Fields (DNFs) - previously developed in the Mobile and Anthropomorphic Robotics Laboratory (MARLab), at the University of Minho, to the collaborative robot Sawyer, which is amongst the newest collaborative robots on the market. The main goal was to endow Sawyer with the ability to learn a sequential task from tutors’ demonstrations, through a natural and efficient process. The developed work can be divided into three main tasks: (1) first, a previously developed neuro-cognitive control architecture for extracting the sequential structure of a task was implemented and tested in Sawyer, combined with a Short-Term Memory (STM) mechanism to memorize a sequence in one-shot, aiming to reduce the number of demonstration trials; (2) second, the previous model was extended to incorporate workspace information and action selection in a Human-Robot Collaboration (HRC) scenario where robot and human co worker coordinate their actions to construct the structure; and (3) third, the STM mechanism was also extended to memorize ordinal and temporal aspects of the sequence, demonstrated by tutors with different behavior time scales. The models implemented contributed to a more intuitive and practical interaction with the robot for human co-workers. The STM model made the learning possible from few demonstrations to comply with the requirement of being an efficient method for learning. Moreover, the recall of the memorized information allowed Sawyer to evolve from being in a learning position to be in a teaching one, obtaining the capability of assisting inexperienced co-workers.
Nos últimos anos, tem havido uma crescente procura por robôs colaborativos capazes de interagir e cooperar com pessoas comuns em vários ambientes, partilhando espaço físico e trabalhando em conjunto, tanto em ambientes industriais como domésticos. Em alguns cenários, estes robôs serão confrontados com tarefas que não podem ser previamente planeadas, o que resulta numa necessidade de existir flexibilidade e adaptação ao ambiente que se encontra em constante mudança. Esta dissertação pretende dotar robôs com a capacidade de adquirir conhecimento de tarefas sequenciais utilizando técnicas de Programação por Demonstração. De forma a continuar o trabalho desenvolvido no Laboratório de Robótica Móvel e Antropomórfica da Universidade do Minho, esta dissertação visa estender os modelos de aprendizagem previamente desenvolvidos ao robô colaborativo Sawyer, que é um dos mais recentes no mercado. O principal objetivo foi dotar o robô com a capacidade de aprender tarefas sequenciais por demonstração, através de um processo natural e eficiente. O trabalho desenvolvido pode ser dividido em três tarefas principais: (1) em primeiro lugar, uma arquitetura de controlo baseada em modelos neurocognitivos, desenvolvida anteriormente, para aprender a estrutura de uma tarefa sequencial foi implementada e testada no robô Sawyer, conjugada com um mecanismo de Short Term Memory que permitiu memorizar uma sequência apenas com uma demonstração, para reduzir o número de demonstrações necessárias; (2) em segundo lugar, o modelo anterior foi estendido para englobar informação acerca do espaço de trabalho e seleção de ações num cenário de Colaboração Humano-Robô em que ambos coordenam as suas ações para construir a tarefa; (3) em terceiro lugar, o mecanismo de Short-Term Memory foi também estendido para memorizar informação ordinal e temporal de uma sequência de passos demonstrada por tutores com comportamentos temporais diferentes. Os modelos implementados contribuíram para uma interação com o robô mais intuitiva e prática para os co-workers humanos. O mecanismo de Short-Term Memory permitiu que a aprendizagem fosse realizada a partir de poucas demonstrações, para cumprir com o requisito de ser um método de aprendizagem eficiente. Além disso, a informação memorizada permitiu ao Sawyer evoluir de uma posição de aprendizagem para uma posição em que é capaz de instruir co-workers inexperientes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Eletrónica, Industrial e Computadores
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82323
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Isabel Barros da Cunha.pdf2,56 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID