Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82550

TítuloAutonomia e flexibilidade curricular: racionalidades e práticas na organização pedagógica. Estudo de caso num agrupamento de escolas
Outro(s) título(s)Autonomy and curricular flexibility: rationalities and practices in pedagogical organization. A case study in a school cluster
Autonomie et flexibilité curriculaire: rationalités et pratiques dans l'organisation pédagogique. Une étude de cas dans un groupement d'écoles
Autor(es)Castro, Manuela Françoise Mendes de
Orientador(es)Lima, Licínio C.
Palavras-chaveAutonomia
Neoliberalismo
Organização pedagógica
Políticas educativas
Autonomy
Educational Policies
Pedagogical organization
Autonomie
Néolibéralisme
Organisation pédagogique
Politiques Éducatives
Data26-Jan-2023
Resumo(s)As políticas de gestão flexível do currículo são um fenómeno cíclico no panorama das políticas educativas públicas portuguesas. A nossa dissertação de Mestrado pretende olhar para esse fenómeno numa perspetiva socio-organizacional crítica e interpretativa da escola, inerente à área de estudos de Administração Educacional. Autonomia e Flexibilidade curricular: racionalidades e práticas na organização pedagógica. Estudo de caso num agrupamento de escolas procura transcender a subordinação às tendências políticas vigentes e desenvolver uma perspetiva crítica teoricamente ancorada nos modelos organizacionais de âmbito analítico e interpretativo da organização escolar e empiricamente fundamentada na organização escolar em ação. Para tal, convocamos preliminarmente um corpus teórico e um reportório epistemológico abrangente, capaz de articular e mobilizar o património conceptual das políticas educativas, da sociologia da educação, sociologia das organizações e das teorias da administração de modo a compreendermos o contexto de influência político e ideológico, nacional e transnacional, subjacente à produção das políticas educativas anunciadoras da autonomia. Os modelos burocrático e político, numa abordagem díptica às facetas formais e informais da organização escolar, e o estudo de caso, enquanto método interpretativo do significado e sentido das ações dos atores, constituem a nossa grelha de leitura das racionalidades e práticas instauradas na sequência da implementação do Decreto-Lei nº55/2018 num agrupamento de escolas. A nossa investigação à organização pedagógica do agrupamento permitiu-nos apurar a permanência do centralismo burocrático do governo das escolas, que através de técnicas de dominação neoliberais como a positividade e o marketing, procura reconfigurar relações de poder com as periferias escolares. Movendo-se pela possibilidade administrativamente imposta, o ator educativo tende a reproduzir a estrutura de dominação que o reifica e instrumentaliza, criando aditamentos organizacionais que hierarquizam, formalizam e racionalizam os processos pedagógicos, ao mesmo tempo que restringem as margens de liberdade e a pluralidade constitutiva das práticas democráticas. Verificamos, igualmente, como a autonomia construída tende a ser uma ficção cada vez mais distante perante as fabricações às quais se subordinam os atores educativos para (cor)responder aos objetivos atopicamente definidos e perante a conceção técnico-gestionária atribuída à autonomia e à colegialidade no âmbito microorganizacional.
Curriculum flexibility management policies are a cyclical phenomenon in the context of Portuguese public educational policies. Our Master's dissertation intends to look at this phenomenon in a critical and interpretive socio-organizational perspective of the school, inherent to the field of Educational Administration studies. Autonomy and Curricular Flexibility: rationalities and practices in pedagogical organization. A case study in a school cluster seeks to transcend subordination to current political trends and develop a critical perspective theoretically anchored in organizational models of analytical and interpretive scope of school organization and empirically grounded in school organization in action. To this end, we have preliminarily convened a theoretical corpus and a comprehensive epistemological repertoire, capable of articulating and mobilizing the conceptual heritage of educational policies, sociology of education, sociology of organizations and administration theories in order to understand the political and ideological as well as national and transnational context of influence, underlying the production of educational policies that announce autonomy. The bureaucratic and political models, in a diptyc approach to the formal and informal facets of school organization, and the case study, as an interpretive method of the meaning of the actors’ actions, constitute our grid for reading the rationalities and practices established following the implementation of Decree-Law nº55/2018 in a school cluster. Our investigation of the pedagogical organization of the school cluster allowed us to ascertain the permanence of the bureaucratic centralism of the school government, which, through neoliberal domination techniques such as positivity and marketing, seeks to reconfigure power relations with the school peripheries. Moved by the administratively imposed possibility, the educational actor tends to reproduce the structure of domination that reifies and instrumentalizes him, creating organizational additions that hierarchize, formalize and rationalize the pedagogical processes, while restricting the margins of freedom and the constitutive plurality of democratic practices. We also verified how the construction of autonomy tends to be an increasingly distant fiction when faced with the fabrications to which educational actors are subordinated to (cor)respond to the atopically defined objectives and with the technical-managerial conception attributed to autonomy and collegiality in the micro-organizational scope.
Les politiques flexibles de gestion curriculaire sont un phénomène cyclique dans le contexte des politiques éducatives publiques portugaises. Notre mémoire de maîtrise prétend aborder ce phénomène dans une perspective socio-organisationnelle critique et interprétative de l'école, inhérente au domaine des études en Administration de l’Éducation. Autonomie et flexibilité curriculaire: rationalités et pratiques dans l'organisation pédagogique. Une étude de cas dans un groupement d'écoles cherche à transcender la subordination aux tendances politiques actuelles et à développer une perspective critique théoriquement ancrée dans des modèles organisationnels de portée analytique et interprétative de l'organisation scolaire et empiriquement fondée sur l'organisation scolaire en action. À cette fin, nous avons préalablement réuni un corpus théorique et un répertoire épistémologique complet, capables d'articuler et de mobiliser l'héritage conceptuel des politiques éducatives, la sociologie de l'éducation, la sociologie des organisations et les théories de l'administration afin de comprendre le contexte d'influence politique et idéologique, national et transnational, sous-tendant la production de politiques éducatives qui annoncent l'autonomie. Les modèles bureaucratique et politique, dans une approche diptique des facettes formelles et informelles de l'organisation scolaire, et l'étude de cas, comme méthode interprétative du sens des actions des acteurs, constituent notre grille de lecture des rationalités et des pratiques établies suite à la mise en œuvre du décret-loi nº55/2018 dans un groupement d'écoles. Notre enquête sur l'organisation pédagogique du groupement d’écoles nous a permis de constater la permanence du centralisme bureaucratique du gouvernement des écoles qui, à travers des techniques de domination néolibérale telles que la positivité et le marketing, cherche à reconfigurer les relations de pouvoir avec les périphéries scolaires. Stimulé par la possibilité administrativement imposée, l'acteur éducatif tend à reproduire la structure de domination qui le réifie et l'instrumentalise, créant des surcroîts organisationnels qui hiérarchisent, formalisent et rationalisent les processus pédagogiques, tout en restreignant les marges de liberté et de pluralité constitutive des pratiques démocratiques. Nous avons également vérifié comme la construction de l’autonomie tend à être une fiction de plus en plus distante face aux fabrications auxquelles les acteurs éducatifs sont subordonnés pour répondre et correspondre aux objectifs atopiquement définis et face à la conception technico-managériale attribuée à l'autonomie et à la collégialité dans la sphère micro-organisationnelle.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Administração Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82550
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Manuela Francoise Mendes de Castro.pdf3,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID