Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82745

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Sílviapor
dc.contributor.advisorAlbergaria, Ana Cláudia Homem depor
dc.contributor.authorAlves, Sabrina Santos Machadopor
dc.date.accessioned2023-02-17T08:43:48Z-
dc.date.available2023-02-17T08:43:48Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.date.submitted2023-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/82745-
dc.descriptionRelatório de projeto de mestrado em Humanidades Digitaispor
dc.description.abstractA escada de ascensão profissional para as mulheres tem mais degraus. Além das competências técnicas e habilidades comportamentais, sociais e de gestão, elas precisam romper paradigmas construídos há gerações sob a ótica do gênero. A ideia de que homens e mulheres são diferentes na sua forma de pensar, agir e liderar criou um abismo para o acesso das mulheres às áreas chamadas de STEM, sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O impacto não está apenas nos setores, mas também no alcance dos altos cargos e salários. Foi pensando no acesso das mulheres portuguesas à liderança em empresas de tecnologia que o projeto Liderα surgiu, no âmbito do Mestrado em Humanidades Digitais. A proposta é colocar uma lupa sobre os conceitos de igualdade e equidade profissionais e desenvolver uma plataforma com uso de recursos interativos capaz de mapear quem são, onde trabalham, em que áreas tecnológicas atuam, que habilidades técnicas e competências sociais e relacionais possuem as mulheres profissionais de hoje. É nosso objetivo contribuir para uma maior visibilidade dessas profissionais e fomentar o acesso de mais mulheres à área de tecnologia através de mentorias positivas entre elas.por
dc.description.abstractThe career ladder for women has more rungs. In addition to technical competences and behavioral, social and management skills, they need to break paradigms built for generations from the perspective of gender. The idea that men and women are different in the way they think, act and lead has created a chasm for women's access to areas called STEM, an acronym for Science, Technology, Engineering and Mathematics. The impact is not only in the sectors, but also in the reach of high positions and salaries. It was thinking about the access of Portuguese women to leadership in technology companies that the Liderα project emerged, within the scope of the Master in Digital Humanities. The proposal is to put a magnifying glass on the concepts of equality and professional equity and to develop a platform with the use of interactive resources, capable of mapping who they are, where they work, in which technological areas they work, what technical skills and social and relational competences today´s women professionals have. It is our objective to contribute to a greater visibility of these professionals and to encourage the access of more women to the technology area through positive mentorships among them.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectLiderança femininapor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectValorizaçãopor
dc.subjectMentoriapor
dc.subjectMapeamentopor
dc.subjectFemale leadershippor
dc.subjectTechnologypor
dc.subjectAppreciationpor
dc.subjectMentoringpor
dc.subjectMappingpor
dc.titleProjeto Liderα: plataforma de liderança feminina em tecnologiapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203228413por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Letras e Ciências Humanaspor
dc.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sabrina Santos Machado Alves.pdf1,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID