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https://hdl.handle.net/1822/82930
Título: | Produção de programas: critérios de alinhamento de programas de entretenimento, em direto, num canal de televisão generalista |
Outro(s) título(s): | Programs production: alignment criteria in entertainment live programs in a generalist television channel |
Autor(es): | Lima, Maria Inês de Passos |
Orientador(es): | Portela, Pedro |
Palavras-chave: | Audiências Critérios de alinhamento Produção televisiva Programas de entretenimento Serviço público Alignment criteria Audiences Entertainment programs Public service Television production |
Data: | 21-Dez-2022 |
Resumo(s): | Cada vez mais se torna importante produzir conteúdos suscetíveis de prender o espetador,
fidelizando-o. O desenvolvimento tecnológico aliado ao facto de grande parte da população mundial estar
presente no canal digital resulta numa crescente preocupação pelas televisões nacionais em criar
conteúdo interessante viável de ser partilhado pelos quatro cantos do mundo. Atualmente
testemunhamos uma crescente guerra pelas audiências entre os principais canais generalistas talvez por
serem estas que determinam o sucesso de um determinado programa e consequentemente de um canal
televisivo. Aqui ganha destaque o papel do produtor por ser o responsável pela criação dos conteúdos a
inserir no alinhamento do programa, desde a procura e respetivo contacto com os convidados até a
questões direcionadas à sua logística.
O produtor deve atender aos princípios e preocupações levadas a cabo pelo setor televisivo em
que atua, o público ou o privado. Com isto surge a necessidade em tentar perceber as principais
diferenças levadas a cabo em ambos os setores relativamente à criação do alinhamento de programas.
Nesse sentido, este relatório procede não só à descrição detalhada da experiência de estágio realizada
na RTP (Rádio e Televisão de Portugal) como também visa dar resposta a algumas questões que foram
surgindo no seu decorrer, nomeadamente em conhecer os principais critérios pelos quais a estação de
serviço público se rege na criação do alinhamento dos programas de entretenimento: Aqui Portugal e
Praça da Alegria.
Através da exploração teórica e metodologia de investigação levada a cabo pela autora foi possível
não só conhecer as premissas inerentes à produção de programas, como alguns dos principais critérios
a serem tidos em consideração pela produção na criação dos seus alinhamentos, nomeadamente os da
qualidade e audiências. Apesar da RTP ter uma crescente preocupação na criação de programas
alinhados com os valores e princípios enunciados pelo serviço público de televisão, as audiências
continuam a ser um fator determinante no sucesso de um programa. Desta forma, importa aqui existir
uma conjugação entre este e outros critérios como o da qualidade dos conteúdos e da mensagem
transmitida que é a razão pela qual a produção de programas trabalha diariamente. It is really important to produce content that will capture people’s attention, and keep them coming back for more. The technological development added to the fact that most of worldwide population joined the ranks of digital channels result in a growing concern in creating relevant, interesting and appealing content by the national television, content that can be shared around the world. Currently, we have witnessed a growing war for audience among the main generalist channels maybe due to the fact that they’re the ones that determine the success of a certain television program and channel. In this case, the producer’s role becomes very important because he’s responsible for creating the content for the program alignment, since the search and contact with program guests to the questions regarding logistics. Besides the producer’s role being crucial and determinant, he needs to adress his attention to the principles and concernings of the television sector in which he works, whether it is public or private. With this comes the need to try to understand the main differences between both sectors in what concerns the creation of program alignments. Bearing this in mind, this report describes the internship experience carried out at RTP (Radio and Television of Portugal) and aims to answer to some of the questions that emerged during its development, especially in what regards the awareness of the main criteria by which the public service station is ruled when concerning the creation of the alignment of entertainment programs: Aqui Portugal and Praça da Alegria. Through the theoretical exploration and investigation metodology it was possible not only to get to know the premises inherent to the production of programs, but also some of the main criteria to be considered by the production in the creation of the programs alignment, mainly the quality and audiences criteria. Even though RTP has a growing concern in the creation of programs aligned to the values and principles of public service television, the audiences are still a decisive factor in the success of a program. Therefore, it’s important to establish a connection between that criteria and other facts like the quality of content and the message intended to be conveyed that ultimately is the reason why the programs production works daily. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Audiovisual e Multimédia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/82930 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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