Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/82974

TítuloPlano de marketing B2B de uma born global: o caso de estudo da AlbumTeller
Outro(s) título(s)B2B marketing plan for a born-global: the Albumteller case study
Autor(es)Ribeiro, Sara Marisa Teixeira
Orientador(es)Pinho, José Carlos M.
Palavras-chavePlano de Marketing B2B
Internacionalização
Born Global
Marketing B2B
Software de edição de álbuns fotográficos
Evolução tecnológica
B2B Marketing Plan
Internationalization
B2B Marketing
Album Editing Software
Technological Evolution
Data22-Jan-2023
Resumo(s)O mundo está em constante e acelerada mudança tecnológica levando a que sejam necessárias estratégias de negócio que acompanhem esta evolução e as necessidades do mercado. Neste sentido, as empresas encontram no marketing uma solução para atrair e marcar a sua posição num mercado cada vez competitivo. Este estudo tem como objetivo aplicar a teoria na prática empresarial, apresentado um plano de marketing B2B para um software de edição de álbuns para fotógrafos profissionais – o AlbumTeller. Considerando que se trata de uma empresa que atua na área da tecnologia e tendo em conta o cenário atual da sociedade e economia digital, é importante que as estratégias das empresas estejam alinhadas com esta realidade, particularmente no caso das born global. Isto requer planeamento estratégico e contínuo. É fulcral a criação um plano de marketing que assente nestes pressupostos. Assim, estabeleceu-se a questão de pesquisa que orienta o estudo: “No âmbito de uma estratégia de internacionalização, qual o plano de marketing que deve ser implementado pelo AlbumTeller para alcançar os seus objetivos?” Com base nesta pergunta, o presente estudo de caso propôs-se a criar um plano de marketing B2B, através de uma análise qualitativa, recorrendo à recolha de dados primários (através da realização de entrevistas) e de dados secundários (através da análise de conteúdo). Apresentou-se um plano que responde à questão de partida e que inclui diversas táticas de marketing, com base no estudo prévio aprofundado dos mercados e de acordo com as metas e objetivos estabelecidos. Definiram-se orçamentos, calendarização e métricas. As principais conclusões da investigação apontam para resultados favoráveis e confirmam a viabilidade do projeto, ressalvando, no entanto, algumas recomendações para a organização e para estudos futuros.
The world is in continuous and accelerated technological change, claiming for business strategies that keep up with this evolution and the market needs. Companies find in marketing a solution to attract and highlight their position in an increasingly competitive market. This study aims to apply theory to the business practice, presenting a B2B marketing plan for an album design software for professional photographers - AlbumTeller. Considering that this is a company that operates in technology business and taking into account the current scenario of society and digital economy, it is important that the companies' strategies are aligned with this scenario, particularly in the case of born global. This requires strategic and continuous planning. It is crucial to create a marketing plan based on these conditions. Thus, the research question guiding the study was established: "Within the context of an internationalization strategy, what marketing plan should be implemented by AlbumTeller to achieve its goals?" Based on this question, this case study intends to create a B2B marketing plan, through a qualitative analysis, using primary data collection (interviews) and secondary data collection (through content analysis). A B2B marketing plan was presented, answering the research question and including several marketing tactics, based on the previous in-depth study of the markets and in accordance with the established goals and objectives. Budgets, timing, and metrics were defined. The main conclusions of the research point to positive results and confirm the viability of the project, while pointing up some recommendations for the organization and for future studies.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/82974
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Marisa Teixeira Ribeiro.pdf
  Até 2026-01-22
2,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID