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dc.contributor.advisorTaveira, Maria do Céu-
dc.contributor.authorKönigstedt, Martina-
dc.date.accessioned2008-11-18T19:05:36Z-
dc.date.available2008-11-18T19:05:36Z-
dc.date.issued2008-03-26-
dc.date.submitted2008-01-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/8314-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia - Área de Especialização em Psicologia Escolaren
dc.description.abstractThis study presents the results of the impact of a career intervention with twelve sessions carried out in the classroom context, with a total of 82 ninth grade students from both sexes (43 girls and 39 boys), with ages ranging from 13 to 17 years and a mean age of 14, 4 years, attending a public secondary school in the centre region of Portugal. Following a quasiexperimental test design, two different outcome measures were administrated, the Career Exploration Survey (CES; Stumpf et al., 1983, adapted by Taveira, 1997) and the Career Decision Difficulties Questionnaire (CDDQ; Gati & Osipow, 2002, 2000, adapted by Silva, 2005). Results indicate significant gains (p<0,01) concerning all career exploration process dimensions measured by the CES. Difficulties on career decision making decreased significantly (p<0,01), concerning the following dimensions: lack of information about occupations and total mean of the questionnaire (p<0,05). Moreover, a consistent pattern of negative correlations between several CES dimensions, especially in what concerns the career process dimensions, and the decision making process dimensions of the CDDQ were also registered. Succinctly, instrumentality attributed to environmental exploration, the systematic and intentional nature of exploratory behaviour, as well as the quantity of information explored and the satisfaction with this information are all negatively associated with total career decision making difficulties. Implications for the development of classroom career development interventions are discussed, taking into consideration the special contributes of career education and literature on outcomes and process of career intervention.en
dc.description.abstractEste estudo apresenta os resultados do impacto de uma intervenção vocacional com doze sessões, implementada em contexto de sala de aula, junto de 82 alunos do 9ºano de escolaridade de ambos os sexos, (43 raparigas e 39 rapazes), com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos e uma média de idades de 14,4 anos, que frequentam uma Escola Secundária pública da Região Centro de Portugal. Num design quase experimental de pré e pós – teste foram aplicados dois instrumentos, o CES – Careeer Exploration Survey (Stumpf et al., 1983, versão adaptada por Taveira, 1993) e o CDDQ – Career Decision Difficulties Questionnaire (Gati & Osipow, 2002, 2000, versão adaptada por Silva, 2005). Os resultados encontrados apontam para ganhos significativos ao nível p<0,01 em todas as variáveis do processo de exploração medido através do CES. As dificuldades na tomada de decisão baixaram significativamente (p<0,01) relativamente à dimensão Falta de Informação acerca das Ocupações e igualmente na medida do Total do Questionário Dificuldades na Tomada de Decisão (p<0,05). Adicionalmente, verificou-se um consistente padrão de correlações de sentido negativo entre diversas dimensões do CES, com destaque para o processo de exploração, e as dimensões do CDDQ que se referem ao decurso do processo da tomada de decisão. Sucintamente, a instrumentalidade atribuída à exploração do meio, a natureza sistemática e intencional do comportamento exploratório, bem como a quantidade de informação explorada e a satisfação com esta informação correlacionam-se todas negativamente com o total das dificuldades de decisão de carreira. Discutam-se as implicações para o desenvolvimento de intervenções, em contexto de sala que de aula, destinadas ao desenvolvimento de carreira, com atenção aos contributos especiais da Educação para a Carreira e à literatura sobre resultados e processo da intervenção de carreira.en
dc.language.isoporen
dc.rightsopenAccessen
dc.titleEducação e carreira: estudo de avaliação da eficácia de uma intervenção psicológicaen
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc37.048en
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