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https://hdl.handle.net/1822/83212
Título: | O papel da supervisão na formação inicial de professores de francês - Um estudo numa universidade em Moçambique |
Outro(s) título(s): | The role of supervision in pre-service French teacher education - A study at a university in Mozambique |
Autor(es): | David, Ana Maria |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Ensino de Francês Estágio Formação inicial de professores Supervisão pedagógica French teaching Pedagogical supervision Practicum Pre-service teacher education |
Data: | 29-Nov-2022 |
Resumo(s): | O estágio pedagógico é entendido como uma componente curricular fundamental para a construção de
competências necessárias à formação inicial de professores reflexivos e inovadores. No Universidade
Licungo (UniLicungo), o estágio das licenciaturas em ensino decorre no 4º ano, sendo aí que os
estudantes desenvolvem competências profissionais em contexto escolar, com o apoio dos professores
tutores das escolas e dos professores supervisores da universidade. Não existe, contudo, conhecimento
consolidado sobre o modo como a supervisão é desenvolvida na UniLicungo e sobre o seu impacto nas
pedagogias escolares e no desenvolvimento profissional dos futuros professores. Este é o foco do
presente estudo de caso, o qual incide no papel da supervisão no contexto do estágio da Licenciatura
em Ensino de Francês como língua estrangeira (FLE) na UniLicungo, partindo da seguinte questão: em
que medida a supervisão no contexto do estágio favorece a formação reflexiva dos futuros professores
de FLE e a experimentação de metodologias de ensino de FLE alinhadas com tendências didáticas
atuais? Para responder a esta questão, foram traçados os seguintes objetivos: identificar práticas de
supervisão no contexto do estágio em FLE; identificar práticas de ensino e aprendizagem de FLE no
contexto do estágio; compreender em que medida a supervisão no contexto do estágio favorece a
reflexão profissional e a inovação no ensino de FLE; identificar potencialidades e constrangimentos das
práticas pedagógicas e supervisivas desenvolvidas no contexto do estágio. Atendendo aos objetivos do
estudo e à sua natureza descritiva, optou-se por uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa, com
recurso ao inquérito por questionário e à análise de dois manuais de FLE adotados nas escolas.
Responderam ao inquérito por questionário os estagiários, os professores tutores, os professores
supervisores, o diretor do curso e o coordenador do estágio do ano letivo de 2019. Os manuais foram
analisados com base num guião centrado no tipo de atividades propostas, incidindo sobretudo em
atividades comunicativas, interculturais e promotoras da autonomia. As principais conclusões do
estudo apontam para conceções globalmente alinhadas com perspetivas atuais da supervisão, embora
sejam identificadas áreas menos consolidadas ao nível das práticas, como a inovação pedagógica, um
ensino centrado no aluno e o desenvolvimento de competências de reflexão e de investigação. Quanto
à promoção de abordagens atuais no ensino de línguas, as perceções dos inquiridos e os manuais
analisados indicam a existência de práticas diversificadas para o desenvolvimento de competências
comunicativas e interculturais, observando-se maiores lacunas no que diz respeito ao desenvolvimento
de competências de aprendizagem. O estudo sinaliza, ainda, alguns desfasamentos entre as perceções
dos supervisores/ tutores e estagiários, assim como a existência de constrangimentos que afetam a
atuação supervisiva, o desenvolvimento profissional dos futuros professores e as possibilidades de
inovação pedagógica. Destaca-se a existência de turmas numerosas e a escassez de material didático
nas escolas, o tempo limitado de prática no estágio e a falta de oportunidades de formação em
supervisão, aspetos estes que merecem reflexão e sugerem a necessidade de medidas de melhoria do
funcionamento do estágio. Embora o estudo se reporte a um curso de uma instituição, pode também
ser útil noutros contextos, fomentando a reflexão e o debate acerca do que já se conseguiu fazer e o
que está ainda por fazer no campo da supervisão pedagógica no ensino de línguas em Moçambique. The practicum is understood as a fundamental curricular component for the construction of competences necessary for the initial training of reflective and innovative teachers. At Universidade Licungo (UniLicungo), the practicum in teaching degrees takes place in the 4th year, when students develop professional skills in a school context, with the support of tutors from schools and university supervisors. However, there is no consolidated knowledge about how supervision is developed at UniLicungo and about its impact on school pedagogies and on the professional development of future teachers. This is the focus of the present case study, which focuses on the role of supervision in the context of the practicum of the Degree in Teaching French as a foreign language (FLL) at UniLicungo, starting from the following question: to what extent does supervision in the context of the practicum favor the reflective development of future FLL teachers and the experimentation of FFL teaching methodologies aligned with current didactic trends? To answer this question, the following objectives were outlined: to identify supervisory practices in the context of the FLL practicum; to identify teaching and learning practices of FFL in the context of the practicum; to understand the extent to which supervision in the context of the practicum favors professional reflection and innovation in FFL teaching; to identify potentialities and constraints of pedagogical and supervisory practices developed in the context of the practicum. Given the study's objectives and its descriptive nature, a mixed methodology – qualitative and quantitative – was chosen, using a questionnaire survey and the analysis of two FFL course books adopted in schools. The trainees, tutors, supervisors, the course director and the practicum coordinator for the 2019 academic year responded to the questionnaire survey. The course books were analyzed based on guidelines regarding the type of activities proposed, focusing mainly on communicative and intercultural activities, and activities that promote learner autonomy promoters. The main conclusions of the study point to conceptions that are globally aligned with current perspectives of supervision, although less consolidated areas are identified in terms of practices, such as pedagogical innovation, student-centered teaching and the development of reflection and research skills. Regarding the promotion of current approaches in language teaching, the perceptions of respondents and the course books analyzed indicate the existence of diversified practices for the development of communicative and intercultural competences, with greater gaps in terms of the development learning competences. The study also points out some discrepancies between the perceptions of supervisors/ tutors and trainees, as well as the existence of constraints that affect supervisory performance, the professional development of future teachers and the possibilities for pedagogical innovation. The existence of large classes and the scarcity of teaching material in schools, the limited time of practice in the practicum and the lack of opportunities for training in supervision stand out. These aspects deserve reflection and suggest the need for measures to improve the functioning of the practicum. Although the study refers to ono course at a particular institution, it can also be useful in other contexts, fostering reflection and debate about what has already been done and what remains to be done in the field of pedagogical supervision in language teaching in Mozambique. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Supervisão Pedagógica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83212 |
Acesso: | Acesso aberto |
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