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https://hdl.handle.net/1822/8326
Título: | As visitas de estudo e o ensino e a aprendizagem das ciências físico-químicas: um estudo sobre concepções e práticas de professores e alunos |
Outro(s) título(s): | Field trips and the teaching and learning of physical sciences: a study on teachers’ and students’ conceptions and practices |
Autor(es): | Oliveira, Maria Manuela Gonçalves Teixeira |
Orientador(es): | Dourado, Luís Gonzaga Pereira |
Data: | 2-Mai-2008 |
Resumo(s): | As Visitas de Estudo são consideradas, tanto pela investigação, como pelo como Currículo Nacional
do Ensino Básico, como recursos dotados de inúmeras potencialidades educativas. Por outro lado,
diversos estudos sugerem que os jovens, de um modo geral, gostam de Visitas de Estudo e
aprendem através delas.
Esta investigação pretende: através de questionários, averiguar as concepções e caracterizar as
representações de práticas que professores (n=56) do 3º Ciclo do Ensino Básico, a leccionar a
disciplina de Ciências Físico-Químicas, e alunos (n=214) do 9º ano de escolaridade, pertencentes
ao Quadro de Zona Pedagógica do distrito de Viana do Castelo, possuíam sobre as Visitas de
Estudo; através de entrevistas, analisar as opiniões de cinco professores e de cinco alunos de
Ciências Físico-Químicas, antes e após a realização de uma Visita de Estudo ao Museu do Homem e
à Casa das Ciências, na Corunha.
Os resultados mostraram que: para os professores e os alunos inquiridos, as Visitas de Estudo são
actividades que se realizam fora do contexto escolar e que permitem aos seus intervenientes
desenvolverem-se a nível conceptual, procedimental e de relacionamento inter-pessoal e afectivo;
praticamente todos os alunos inquiridos afirmaram costumar participar em Visitas de Estudo; todos
os professores inquiridos afirmaram ter organizado Visitas de Estudo e alguns deles também
afirmaram costumar acompanhar os alunos em outras Visitas de Estudo; os professores
consideraram os aspectos burocráticos como os principais entraves à organização de Visitas de
Estudo; segundo os intervenientes, a Visita de Estudo ao Museu do Homem e à Casa das Ciências
conferiu uma maior visibilidade aos aspectos teóricos da disciplina de Ciências Físico-Químicas; a
preparação da visita permitiu a familiarização com o contexto e evitou situações de ansiedade e de
não aprendizagem por parte dos alunos; os professores acompanhantes consideraram, contudo,
que a preparação das Visitas de Estudo deve ser melhorada e envolver tanto alunos como
professores.
Assim, embora as Visitas de Estudo realizadas em Ciências Físico-Químicas, pareçam ter alcançado
já um nível razoável, sugere-se um maior investimento na sua preparação, de modo a torná-las mais
produtivas. Research in science education as well as the Portuguese school curriculum acknowledges Field trips as powerful educational resources. In addition, several research studies suggest that most youngsters enjoy field trips and develop learning when they take part in them. This research study aims at: characterizing low secondary school Physical Sciences teachers’ conceptions and representations of practices concerning Field Trips; analysing teachers’ and students’ opinions on a Field Trip to the House of Humankind and to the House of Sciences, at A Coruña, Spain. In the former case, data were collected by means of a questionnaire from 56 teachers working at the district of Viana do Castelo; in the later case interviews were conducted with five students and five teachers. Results indicate that students as well as teachers conceptualize Field Trips as activities that take place outside the school and that enable participants to develop themselves from conceptual, procedural, interpersonal and affective points of views; the majority of the participants stated that they were used to take part in Field trips; most of the teachers stated that they were used to organize Field trips and a few of them also stated that they were used to accompany students in Field Trips organized by other teachers; teachers considered bureaucracy as the main factor that impairs the organization of Field Trips; according to the participants, the visit to the House of Humankind and to the House of Sciences, increased the meaning of Physical Sciences contents; the previous preparation of the visit led to a familiarization with the context which was relevant to both reducing anxiety and facilitating learning; however, teachers stated that Field Trips preparation needs to be improved and should engage students as well as accompanying teachers. Hence, although Physical Sciences Field Trips seem to have attained a reasonable organizational level, more investment should nevertheless be made in their preparation in order to maximize their educational power. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da Física e Química |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/8326 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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