Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84061

TítuloThe symbolic consumption of cosmetic surgery: exploring the sociocultural context and the dynamics of self-concept
Outro(s) título(s)O consumo simbólico da cirurgia plástica: explorando o contexto sociocultural e a dinâmica do autoconceito
Autor(es)Elbishbishy, Nada Ali Mohamed
Orientador(es)Simões, Cláudia
Palavras-chaveCirurgia estética
Consumo simbólico
Imagem corporal
Ideais de beleza
Contexto sociocultural
Cosmetic surgery
Symbolic consumption
Body image
Beauty ideals
Sociocultural context
Data22-Mar-2023
Resumo(s)Ao longo da última década tem havido um crescente interesse académico no estudo da imagem corporal e dos comportamentos ligados à mudança corporal. A investigação tem conceptualizado a cirurgia estética como parte de um espectro de comportamentos de mudança corporal que tem sido normalizado nos últimos anos. A investigação dentro destes temas reconhece que a maioria dos estudos são realizados no Ocidente e que diferentes contextos culturais justificam investigação. Assim, este estudo investiga o contexto egípcio, contribuindo para uma explicação contextualizada da imagem corporal e dos comportamentos de mudança corporal. Esta tese oferece um quadro psicológico-social para a compreensão dos múltiplos caminhos através dos quais a imagem corporal da mulher, e as atitudes e comportamentos relativamente à cirurgia estética são moldados pela sociedade contemporânea. Este estudo apresenta dois objectivos fundamentais. Em primeiro lugar, examina o impacto do contexto sociocultural, influências psicológicas, materialismo a nível individual e religiosidade nas atitudes em relação à cirurgia estética; e o impacto das preocupações de aparência facial na relação entre atitudes e intenções de submeter-se à cirurgia estética. Em segundo lugar, apresenta evidência empírica quantitativa, testando o modelo conceptual. Os resultados do estudo revelam o papel significativo do contexto sociocultural, sugerindo os meios de comunicação social (Instagram) como uma importante fonte de pressões sobre a aparência. O Instagram contribui para a interiorização dos ideais de beleza e impulsiona comparações centradas na aparência. O estudo destaca a interacção entre as construções socioculturais e psicológicas ao afectar as atitudes das mulheres em relação à cirurgia estética. Os resultados corroboram os princípios da teoria da objectificação e do modelo de impacto da cultura do consumidor na vontade das mulheres em considerar a cirurgia estética. Os resultados do estudo também oferecem novos conhecimentos sobre a investigação da imagem corporal, examinando as preocupações com a aparência facial como um aspecto da imagem corporal derivada da especificidade cultural e destacando o papel protector que a religião desempenha nas atitudes da cirurgia estética na cultura egípcia.
There has been an increasing scholarly interest in the study of body image and body change behaviours in the last decade. Contemporary research has conceptualized cosmetic surgery as part of a spectrum of body change behaviours that has been normalized in recent years. Research within these themes has acknowledged that most studies are carried in the West and that different cultural contexts warrants investigation. Hence, this study investigates the Egyptian context contributing to a more nuanced and contextualized explanation of body image and body change behaviours. This thesis provides a social psychological framework for understanding the multiple pathways by which women’s body image, and cosmetic surgery attitudes and behaviours are shaped in contemporary society. The objective of this thesis is twofold. First, it examines the impact of the sociocultural context, psychological influences, individual level materialism and religiosity on attitudes towards cosmetic surgery; and the impact of facial appearance concerns on the relationship between attitudes and intentions to undergo cosmetic surgery. Second, it presents empirical quantitative evidence by testing the conceptual model. The findings of the study reveal the significant role of the sociocultural context, suggesting social media (Instagram) as a major source of appearance pressures. Instagram contributes to the internalization of beauty ideals and drives appearance-focused comparisons. The study highlights the interplay between sociocultural and psychological constructs in affecting women’s attitudes towards cosmetic surgery. Results provided empirical evidence to the basic tenets of objectification theory and consumer culture impact model in women’s willingness to consider cosmetic surgery. Findings of the study also provide new insights into body image research by examining facial appearance concerns as an aspect of body image which allowed for cultural specificity and highlighting the protective role that religion plays within cosmetic surgery attitudes in the Egyptian culture.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Business Administration
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84061
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EEG - Teses de Doutoramento

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