Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/84264
Título: | A importância das estratégias de branding e comunicação no posicionamento de marcas de moda: estudo de caso da marca Minga London |
Autor(es): | Scheide, Patrícia |
Orientador(es): | Marques, António Dinis |
Palavras-chave: | Moda Comunicação Branding Marketing digital Redes sociais Fashion communication Digital marketing Social med |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | A comunicação da moda vem passando por uma fase de transformação, registando-se uma
queda nos investimentos em marketing tradicional e uma tendência para o investimento em
marketing digital. As marcas de moda viram no e-commerce e nas redes sociais uma
oportunidade para chegar mais rapidamente ao seu público-alvo e criar um posicionamento
global através de brand awareness. Esta investigação tem como objetivo principal discutir a
importância da utilização de estratégias de branding e comunicação no posicionamento de
marcas de moda.
Primeiramente, foram recolhidos dados secundários, que se constituem numa revisão literária
com o intuito de fornecer embasamento teórico ao trabalho prático. Os temas abordados
passam pelo E-commerce, a Geração Z, o Marketing de Moda, o Marketing Digital, as Redes
Sociais, a Comunicação de Moda, e as estratégias de Branding. Em seguida, foi realizado um
estudo de caso da marca Minga London, com recurso à pesquisa qualitativa com técnicas
mistas para procedimentos de recolha e análise de dados primários. O estudo inclui um
diagnóstico da marca, a análise do meio envolvente àquele no qual a mesma se insere e uma
proposta de um planeamento de comunicação e de uma nova identidade visual.
Após as estratégias terem sido colocadas em prática através de novo website, packaging, e
novas formas de se comunicar com seu público-alvo, muitas mudanças podem ser observadas
a nível visual e estético, como também a nível de resultados numéricos. Foram feitas análises
comparativas ao Instagram e dados da loja online, podendo-se observar, ao fim de três anos,
um crescimento de 530% no número de seguidores do Instagram, 1571% no número de
sessões da loja online, 2009% no valor de vendas e um aumento na média do valor de compra
de 163%. Além disso, também foi possível verificar que o público-alvo se identifica com os
valores da marca através de reviews e publicações online.
Os resultados obtidos sugerem que as propostas de comunicação e branding tiveram
relevância no posicionamento da marca, pois traduziram-se num maior desejo por parte do
consumidor, em mais seguidores, em mais acessos ao website e, consequentemente, em
maior faturação. Fashion communication has been going through a transformation, there is a decrease in investments in traditional marketing and a trend towards investment in digital marketing. Fashion brands recognized in e-commerce and social networks an opportunity to reach their target faster and to create a global positioning through brand awareness. The main purpose of this investigation is to discuss the relevance of using branding and communication strategies in the positioning of fashion brands. Firstly, secondary data were collected through literary review to provide a theoretical basis for the practical work. The topics covered include E-commerce, Gen Z, Fashion Marketing, Digital Marketing, Social Networks, Fashion Communication and Branding strategies. Then, a case study of the Minga London brand was carried out, which uses qualitative research with mixed techniques for primary data collection and analysis procedures. The case study includes a diagnosis of the brand, external analysis and a proposal for a communication plan and a new visual identity. After the strategies were put into practice through a new website, packaging, and innovative ways to communicate with the target audience, many changes were observed at a visual and aesthetic level, as well as at the level of numerical results. Comparative analyses were made to Instagram and to the data from e-commerce, showing, after three years, a growth of 530% in the number of Instagram followers, 1571% in online store sessions, 2009% in total sales and an increase in the average order value of 163%. In addition, it was also possible to verify that the target public identifies itself with the brand’s values through reviews and online publications. The results obtained suggest that the communication and branding proposals were relevant to the brand positioning, as it can be seen a greater desire from consumers, more followers on Instagram, more online store sessions and, consequently, increased sales. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design de Comunicação de Moda |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84264 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Patricia Scheide_PG31579.pdf | 24,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons