Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84406

TítuloO papel do gabinete de comunicação na construção da imagem das autarquias: o caso da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso
Outro(s) título(s)The role of the communications office in building the image of municipalities: the case of Póvoa de Lanhoso Municipality
Autor(es)Pereira, Hugo André Alves
Orientador(es)Duarte Melo, Ana
Palavras-chaveComunicação Municipal
Gabinete de comunicação
Autarquia
Imagem organizacional
Identidade organizacional
Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso
Municipal communication
Communication office
Municipality
Organizational image
Organizational identity
Municipality of Póvoa de Lanhoso
Data12-Jan-2023
Resumo(s)Este relatório de estágio explora a centralidade do gabinete de comunicação nas organizações autárquicas e o seu papel na construção da imagem das autarquias. Foca-se no caso da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e emerge da experiência do estágio ocorrido entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022. A comunicação organizacional tornou-se num processo indissociável da existência das organizações. A comunicação municipal e o alinhamento interno demonstram ser fatores de significativa relevância para a organização da instituição na consolidação da sua identidade e no processo de aproximação desta à imagem organizacional. Os gabinetes de comunicação são organismos estruturantes na comunicação das autarquias, uma vez que é neles que se concentra toda a informação e comunicação. Esta estrutura é responsável, entre outras coisas, pela criação e gestão da imagem da instituição e pela comunicação externa, ou seja, por pensar estrategicamente todos os conteúdos a serem comunicados, de forma a refletir os valores da organização. A parte empírica do estudo foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, analisadas e categorizadas sob vários temas e também a partir da observação participante do estágio curricular. Os resultados ressaltam a importância dada à comunicação organizacional na Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Neste sentido, os entrevistados reforçaram a relevância da comunicação interna e do gabinete de comunicação nos processos comunicacionais, uma vez que este centraliza toda a comunicação em si e, de forma estratégica, transforma os valores da identidade organizacional em imagem organizacional.
This internship report explores the centrality of the communication office in municipal organizations and its role in building the image of municipalities. It focuses on the case of Póvoa de Lanhoso Municipality and emerges from the internship experience that took place between November 2021 and February 2022. Organizational communication has become a process inseparable from the existence of organizations. Municipal communication and internal alignment have proven to be factors of significant relevance for the organization of the institution in the consolidation of its identity and in the process of bringing it closer to the organizational image. The communication offices are structuring bodies in the communication of municipalities since it is in them that all information and communication is concentrated. This structure is responsible, among other things, for creating and managing the institution's image and for external communication, that is, for strategically thinking about all the contents to be communicated, in order to reflect the organization's values The empirical part of the study was carried out through semi-structured interviews, analyzed and categorized under various themes, and participant observation of the internship. The results highlight the importance given to organizational communication in the Municipality of Póvoa de Lanhoso. In this sense, the interviewees reinforced the relevance of internal communication and the communication office in the communicational processes, since it centralizes all communication itself and, in a strategic way, transforms the values of organizational identity into organizational image.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84406
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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