Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84467

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Carlos Mendes depor
dc.contributor.authorCardeal, Rafaelapor
dc.date.accessioned2023-05-15T09:12:42Z-
dc.date.issued2023-03-17-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/84467-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Literaturapor
dc.description.abstractEsta tese analisa a circulação da obra do poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto em Portugal desde o fim da década de 1940 até meados dos anos 2000. Sob uma ótica expandida, articulam-se episódios biográficos e literários decisivos que permitiram sua recepção numa esfera público-privada por parte de críticos, escritores, intelectuais e poetas portugueses. Delineia-se, aqui, um amplo mapa de relações, de intercâmbios bibliográficos e epistolares e de testemunhos recepcionais, para demonstrar o efeito provocado pela persona e pela poesia de João Cabral na vida cultural e na produção literária portuguesa, contemplando três fases de recepção — de 1940 a 1960; os anos de 1960; e o período entre 1970 e 2010. Tendo em vista as vertentes crítica e estética, que convergem nas leituras de seus principais leitores e receptores — críticos-poetas ou poetas-críticos —, analisa-se a formação de uma linhagem interpretativa iniciada na imprensa, a posteriori consagrada em âmbito universitário, buscando se identificar como o nome do autor é textualmente convocado nas obras poéticas. As partes deste trabalho apresentam, como resultado de uma investigação biobliográfica e documental, um corpus composto por textos e paratextos éditos, inéditos ou dispersos — cartas, manuscritos, dedicatórias, depoimentos, entrevistas, recensões críticas, entre outros —, provindos de fontes diversas, incluindo arquivos, espólios e bibliotecas de escritores. Partindo de publicações díspares que documentam a leitura e recepção de João Cabral, observa-se ainda a dimensão da sua “lição de poesia”, nomeadamente nas obras de Alexandre O’Neill, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade e Gastão Cruz, possibilitando, em vários aspectos, uma visão sobre o impacto do poeta brasileiro em Portugal, bem como da poesia brasileira na poesia portuguesa, ao acompanhar um largo e significativo diálogo luso-brasileiro.por
dc.description.abstractThis thesis analyses the circulation of the literary work by Brazilian poet João Cabral de Melo Neto in Portugal between late 1940s and mid-2000s. From a broad perspective, crossing both the public and private lives, it articulates biographical and literary episodes that encouraged the reception of his works by critics, writers, poets, and intellectuals. Correspondence, book exchange, and critical reviews outline a map of relationships to demonstrate how João Cabral’s poet persona and his body of works were received by the social and cultural spectrum to which he belonged, and how they have impacted Portuguese cultural life, spanning through three phases of reception — from 1940 to 1960; in the 1960s; and from 1970 to 2010. By relating both the critical process as well as the aesthetic impacts that come mainly from critics, poets or poet-critics, this analysis focuses on the development of a line of interpretative criticism seen in press media, later canonized by the university, while identifying how the author’s name is textually claimed, as a poetical statement, in a vast array literary production by Portuguese poets. This work is divided into parts that lay out the corpus collected during the bio-bibliography and documental research, based on many published, unpublished or dispersed literary texts and paratextual items (letters, manuscripts, book inscriptions, interviews, and public statements) from various sources, including archives, literary estates, and libraries. The analysis of these enunciative structures — which have documented João Cabral’s critical reception — indicate the influence of his “lesson of poetry” on the creative responses of writers, specifically in the works of Alexandre O’Neill, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eugénio de Andrade and Gastão Cruz. This exchange has allowed for a great impact of the author’s works in Portugal and has in many ways influenced the presence of Brazilian literature in Portuguese literature, while underlying a broad and significant dialogue within the Luso-Brazilian culture.eng
dc.description.sponsorshipEsta investigação foi financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia através da concessão de uma bolsa de doutoramento (SFRH/BD/147088/2019).por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/SFRH%2FBD%2F147088%2F2019/PTpor
dc.rightsembargoedAccess (2 Years)por
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectJoão Cabral de Melo Netopor
dc.subjectPoesia brasileirapor
dc.subjectPoesia portuguesapor
dc.subjectRecepção críticapor
dc.subjectBrazilian poetrypor
dc.subjectPortuguese poetrypor
dc.subjectCritical receptionpor
dc.titleLição de poesia: a obra de João Cabral de Melo Neto em Portugalpor
dc.title.alternativeLesson of poetry: the reception of the works of João Cabral de Melo Neto in Portugalpor
dc.typedoctoralThesiseng
dc.date.embargo2025-03-17-
dc.identifier.tid101549334por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.gradeMuito bompor
sdum.uoeiInstituto de Letras e Ciências Humanaspor
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CEHUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rafaela Cardeal da Silva.pdf
  Até 2025-03-17
Tese de doutoramento76,22 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID