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https://hdl.handle.net/1822/84966
Título: | Atividades práticas laboratoriais na licenciatura de Biologia do Instituto Federal do Rio Grande do Norte: elaboração de um guia de boas práticas para os professores formadores |
Outro(s) título(s): | Laboratory practical activities at the Biology degree of the Federal Institute of Rio Grande do Norte (Brazil): development of a good practice guide for teacher trainers |
Autor(es): | Oliveira, Kelvin Barbosa de |
Orientador(es): | Precioso, José Albino, Maria da Glória F. do Nascimento |
Palavras-chave: | Atividades práticas laboratoriais Ensino de biologia Formação de professores Biology teaching Laboratory practical activities Teacher training |
Data: | 27-Abr-2023 |
Resumo(s): | Estudos apontam que professores de Ciências e de Biologia parecem implementar atividades práticas
laboratoriais (APL) com pouco conhecimento de tipologias e seus respectivos objetivos, o que pode
levar ao insucesso educativo dessas ações didáticas. Esta investigação objetiva, principalmente,
caracterizar concepções e práticas dos docentes formadores e estudantes do curso de licenciatura em
Biologia do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, em relação à implementação das APL.
Levantou-se a problemática: Os professores formadores do referido curso possuem necessidades
formativas para planejar, executar e avaliar as APL? Tentou-se respondê-la através de três Estudos:
Estudo 1 – análise dos documentos oficiais da educação brasileira e institucionais do IFRN no que diz
respeito às APL; Estudos 2 e 3 – caracterização e descrição das concepções e práticas dos formadores
e licenciandos relativas à implementação das APL, respectivamente. A metodologia fundamentou-se no
diálogo entre pesquisa qualitativa e quantitativa. A amostra foi composta por 16 professores
formadores e 96 licenciandos. Para recolha de dados utilizou-se a pesquisa documental para o Estudo
1 e entrevistas e questionários para os Estudos 2 e 3, respectivamente. Os dados coletados foram
submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados acerca das bases teóricas e vivências das APL
apontaram que professores formadores replicavam exemplos vivenciados em sua formação com pouca
reflexão teórica e metodologicamente alicerçados em protocolos de manuais escolares. Na
identificação das APL predominou os exercícios, as atividades sensoriais e ilustrações. O principal
instrumento de avaliação apontado foi o relatório. A triangulação dos resultados obtidos nos três
Estudos mostrou a necessidade de formação complementar para os docentes formadores e a
existência de lacunas na formação de professores de Biologia no IFRN quanto às APL. As conclusões
sugerem formação continuada aos docentes com base nas necessidades expostas e a reavaliação da
abordagem curricular acerca das APL. O pesquisador contribui com material de apoio didático que, por
sua vez, objetiva contribuir para a reflexão acerca do planejamento, execução e avaliação das APL na
formação de docentes de Biologia. Studies indicate that teachers of Science and Biology seem to implement laboratory practical activities (LPA) with little knowledge of typologies and their respective objectives, which can lead to educational failure of these didactic actions. This research aims, mainly, to characterize conceptions and practices of teachers and students of the degree course in Biology of the Federal Institute of Rio Grande do Norte – IFRN (Brazil), in relation to the implementation of the LPA. The problem approached: Do the teacher trainers of this course have training needs to plan, execute, and evaluate the LPA? It was tried to answer it through three studies: Study 1 - analysis of official documents of Brazilian education and institutional IFRN about LPA; Studies 2 and 3 - characterization and description of the conceptions and practices of the trainers and licensees related to the implementation of the LPA, respectively. The methodology was based on the dialogue between qualitative and quantitative research. The sample consisted of 16 teacher trainers and 96 undergraduates. For data collection, documentary research was used for Study 1 and interviews and questionnaires for Studies 2 and 3, respectively. The collected data were submitted to Content Analysis. The results about the theoretical bases and experiences of the LPA pointed out that teacher trainers replicated examples experienced in their training with little theoretical reflection and methodologically based on protocols of textbooks. In the identification of LPA, exercises, sensory activities, and illustrations predominated. The main instrument of evaluation pointed out was the report. The triangulation of the results obtained in the three studies showed the need for complementary training for teacher trainers and the existence of gaps in the training of biology teachers in IFRN regarding the LPA. The conclusions suggest continuing education to teachers based on the needs exposed and the revaluation of the curricular approach about the LPA. The researcher contributes with didactic support material that, in its turn, aims to contribute to the reflection about the planning, execution, and evaluation of the LPA in the formation of Biology teachers. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de Educação em Ciências) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84966 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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