Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84979

TítuloA música na educação pré-escolar em Portugal. Mapeamento da temática nas produções académicas
Autor(es)Malotti, Ana Paula
Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEducação pré-escolar
Práticas musicais
Educador de infância
Professor especialista de música
Produção académica
Preschool education
Music practices
Early childhood educator
Specialist music teacher
Academic production
Data2022
EditoraAssociação Portuguesa de Educação Musical
RevistaRevista Portuguesa de Educação Musical
CitaçãoMalotti, A. P. e Vieira, M. H. (2022, Jan-Dez). A música na educação pré-escolar em Portugal. Mapeamento da temática nas produções académicas. Revista Portuguesa de Educação Musical, 148, pp. 64-75.
Resumo(s)Este artigo pretende descrever de que forma a música está inserida no contexto pré-escolar em Portugal e como é trabalhada nas creches e jardins de infância. Trata-se de um trabalho realizado no âmbito de um projeto de doutoramento em curso no Instituto de Educação da Universidade do Minho e que foi desenvolvido através do mapeamento das realidades e práticas identificadas num processo de análise documental das produções académicas de final de curso de diferentes áreas. O material de análise foi levantado a partir da base de dados RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal) e teve como objeto e ângulo de busca a temática da música na educação pré-escolar. Foram mapeados 301 documentos (relatórios de estágio, e teses de mestrado e de doutoramento), que manifestam um interesse crescente pelas atividades musicais em contexto pré-escolar, e que evidenciam uma presença já significativa de professores especialistas de música nas instituições, quer públicas, quer privadas. Neste corpus destacam-se, naturalmente, pelo seu volume, 285 relatórios de estágio dos futuros educadores de infância realizados em contexto de creche e jardim de infância no âmbito dos Mestrados de Educação Pré-Escolar e dos Mestrados em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo, atualmente em vigor no país.
This article aims to describe how music is inserted in the preschool context in Portugal and how it is practiced in kindergartens and nurseries. This is a study carried out as part of a doctoral project underway at the Institute of Education, University of Minho and was developed by mapping the realities and practices identified in a process of documentary analysis of the end-of-course academic productions in different areas. The material for analysis was gathered from the RCAAP (Open Access Scientific Repositories of Portugal) database and had as object and angle of search the theme of music in preschool education. After a long process of elimination, 301 documents were mapped (internship reports, and master's and doctoral theses), which manifest a growing interest in musical activities in preschool settings, and which show an already significant presence of specialist music teachers in institutions, both public and private. In this corpus, 285 internship reports of future kindergarten teachers, carried out in the context of kindergarten and nursery school in the framework of the Masters in Preschool Education and the Masters in Preschool Education and Primary School Teaching currently in operation in the country, stand out due to their volume.
TipoRelatório de investigação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84979
ISSN1646-6306
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Relatórios Técnicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Malotti e Vieira_2022_APEM_MapMus_Pre Escolar.pdf1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID