Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85052

TítuloConfigurações e dinamismo das práticas de leitura dos jovens: o caso da Escola Secundária de Marco de Canaveses
Outro(s) título(s)Configurations and dynamism of young people's reading practices: the case of Marco de Canaveses Secondary School
Autor(es)Marinho, Beatriz Queirós
Orientador(es)Pinto-Coelho, Zara
Palavras-chaveE-book
Jovens portugueses
Livro impresso
Média
Práticas de leitura
Media
Portuguese young people
Printed book
Reading practices
Data2-Ago-2022
Resumo(s)A leitura e o livro estão presentes na vida das pessoas há milhares de anos, sendo através deles que a história da humanidade também se faz. Com o aparecimento e desenvolvimento das tecnologias digitais, novas formas de ler e de comunicar foram aparecendo, dando ênfase aos média digitais, nomeadamente com o aparecimento do e-book. Resultante da abreviatura de electronic book, este veio revolucionar o mercado livreiro, contabilizando a aprovação de imensos leitores, tornando assim a leitura mais democratizada. Portugal é dos países da Europa em que a população menos lê, e por isso regista baixas taxas de leitura. É principalmente nos mais jovens que se faz sentir essa débil proporção, e já vários estudos atestaram essa realidade. Com a chegada dos livros digitais ao mercado, e o rápido acesso à Internet, é necessário compreender se os jovens de hoje em dia estão recetivos a tal tecnologia, e quais são as suas opiniões e práticas. A presente dissertação visa conhecer as práticas de leitura dos jovens portugueses, tanto em livros impressos como em e-books e compreender a sua configuração e dinamismo. É uma investigação empírica com recurso ao estudo de caso, de abordagem mista, em que foram utilizados dois métodos distintos de recolha de dados: quantitativo e qualitativo. Para tal, foi traçado um inquérito por questionário para ser aplicado aos alunos da Escola Secundária do Marco de Canaveses.
Reading and books have been present in people's lives for thousands of years, and it is through them that the history of humanity is also made. With the emergence and development of digital technologies, new ways of reading and communicating have appeared, emphasizing digital media, namely with the emergence of the e-book. Resulting from the abbreviation of electronic book, it revolutionized the book market, counting the approval of many readers, thus making reading more democratized. Portugal is one of the European countries where the population reads the least, and therefore has low reading rates. It is mainly in the youngest that this weak proportion is felt, and several studies have already attested to this reality. With the arrival of digital books on the market, and the rapid access to the Internet, it is necessary to understand whether today's young people are receptive to such technology, and what their opinions and practices are. The present dissertation aims to understand the reading practices of young portuguese people, both in printed and e-books, and to understand their configuration and dynamism. It is an empirical investigation using a case study, with a mixed approach, in which two different methods of data collection were used: quantitative and qualitative. To this end, a questionnaire survey was designed to be applied to students at Marco de Canaveses Secondary School.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85052
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Queiros Marinho.pdfDissertação de Mestrado4,96 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID