Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85200

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Carlos Manuel Ribeiro dapor
dc.contributor.authorFernandes, Lenir da Silvapor
dc.date.accessioned2023-06-26T17:38:20Z-
dc.date.available2023-06-26T17:38:20Z-
dc.date.issued2023-06-02-
dc.date.submitted2023-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85200-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)por
dc.description.abstractEsta dissertação, de natureza qualitativa, tem como tema a inovação no currículo da disciplina de Língua Inglesa e como questionamento da problemática a seguinte formulação: “Quais os contributos das metodologias ativas nas práticas pedagógicas da disciplina Língua Inglesa do Ensino Médio Técnico?”. O corpus do estudo é uma turma de Ensino Médio, na modalidade integrada, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, especificamente no Campus Natal Central, que participa ativamente de uma sequência didática de aprendizagem cujas atividades são mediadas pelas perspectivas de metodologias ativas, focadas principalmente nas aprendizagens baseadas na investigação de resolução de problemas, aliadas às estratégias da “sala de aula invertida” e “gamificação”. Esta pesquisa-ação está focada na prática pedagógica dos discentes durante um ciclo de cinco encontros, na disciplina Língua Inglesa, a qual tem como meta contribuir para o desenvolvimento de processos colaborativos, motivacionais, participativos e, sobretudo, como seus pressupostos, para um aprendizado significativo para as vidas profissionais dos estudantes. Para a recolha de dados nesta investigação, fez-se necessária a análise documental referente aos normativos norteadores no Ensino Médio Integrado, a observação participante com notas de campo em diários de bordo reflexivo de todo o processo, a realização da técnica de grupo focal com uma amostra dos alunos participantes, e os registros em fotos e filmagens. Para a análise dos dados utiliza-se a técnica de análise de conteúdo, de acordo com as categorias previamente estipuladas pelo guião do grupo focal, envolvendo as abordagens das metodologias ativas, aliadas a outras que emergiram nas discussões dos alunos. Os resultados foram favoráveis à utilização das metodologias ativas como promotoras de um ensino democrático e relevante, por meio de práticas educacionais que se caracterizam pela inovação e mudança curricular e educativa, considerando que as práticas pedagógicas mediadas por metodologias ativas quebram com o paradigma positivista, de uma aula tradicional, centrada no professor. Nesse sentido, as metodologias ativas incentivam o desenvolvimento do senso crítico reflexivo dos alunos nas suas capacidades de análise, tomada de decisão, organização, liderança que são aspectos relacionados ao mundo do trabalho.por
dc.description.abstractThis thesis, of a qualitative nature, has as a theme innovation in the curriculum of the English Language subject, and as a research question: “What are the contributions of active methodologies in the pedagogical practices of the English Language subject in a Technical High School?”. The corpus of the study is a high school class, in an integrated modality, at Instituto Federal do Rio Grande do Norte, specifically at IFRN, Campus Natal Central, which actively participates in a didactic sequence as an educational learning strategy with activities mediated by the perspectives of active methodologies, focused mainly on problem-based learning, combined with flipped classroom strategies and gamification. This action-research is focused on the students' professional practice during a cycle of five meetings, in the English Language subject, which aims to contribute to the development of collaborative, motivational, participatory processes and, above all, as their assumption, for a meaningful learning for students' professional lives. In order to collect data in this research, it was necessary to carry out a documental analysis, referring to the norms that guide the technical High School, participant observation with field notes in reflective logbooks in the entire process, the focus group sessions, and with a sample of the participating students, the records in photos and filming. For data analysis, the content analysis technique is used, according to the categories previously chosen by the script, including the active methodologies approaches, combined with others that emerged in the discussions of the focus group technique. The results were positive to the use of active methodologies as promoters of democratic and relevant teaching, through educational practices that are characterized by curricular innovation and educational change, considering that pedagogical practices mediated by active methodologies break with the positivist paradigm, in a way traditional, teacher-centered classroom. Thus, active methodologies encourage the development of students' critical and reflective thinking, their analytic abilities, decision-making, organization, leadership which are related to aspects of the world of work.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectEnsino Médio Integradopor
dc.subjectInovação curricularpor
dc.subjectLíngua Inglesapor
dc.subjectMetodologias ativas de aprendizagempor
dc.subjectActive learning methodologiespor
dc.subjectCurriculum innovationpor
dc.subjectEnglish Languagepor
dc.subjectIntegrated High Schoolpor
dc.titleCurrículo, inovação curricular e metodologias ativas: contributos para as práticas pedagógicas da disciplina de Língua Inglesa no Ensino Médio Técnicopor
dc.title.alternativeCurriculum, curricular innovation and active methodologies: contributions to the pedagogical practices of the English Language subject in a Technical High Schoolpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203319630por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lenir da Silva Fernandes.pdfDissertação de Mestrado3,47 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID